8 curiosidades sobre o Instagram que você não sabia

- Em - Redes Sociais

O Instagram é um grande mistério! A rede social que mais cresce no mundo não revela suas métricas de engajamento e não se sabe ao certo muitos aspectos que envolvem as suas inúmeras ferramentas. Mas estudiosos de Comunicação Digital têm feito diversos testes e pesquisas para tentar desvendar esses segredos.

Aqui vão algumas descobertas que poderão te auxiliar a usar o Instagram de forma mais eficiente.

Interações x engajamento 

O Instagram entrega mais engajamento para perfis que promovem mais interações. Seguir, comentar, curtir, compartilhar e salvar posts são algumas interações que fazem a plataforma entregar mais o seu conteúdo para a sua audiência.

Stories originais

O Instagram valoriza mais Stories criados dentro da rede social. Ou seja, postar conteúdo externo tende a ter uma entrega menor. Então, priorize materiais criados dentro do Story. Evite criar conteúdos dentro do story, baixar e depois subir na galeria do celular. O instagram não reconhece como autoral. 

Use as ferramentas

O Story possui ferramentas diversas, como caixa de perguntas, enquetes, stickers e GIFs. Usar esses recursos faz com que o seu conteúdo seja entregue para mais pessoas. E quanto mais o Story vai bem, mais o Instagram o entrega para mais perfis.

Perfis grandes mostram relevância 

Ser seguido por perfis com muitos seguidores mostra mais relevância para o seu perfil e o seu conteúdo tende a ser entregue para mais pessoas. Interações como comentários e curtidas desses perfis também ajudam.

Mais conteúdo não garante engajamento

O Instagram gosta que você poste bastante, mas prefere que seja material que gere engajamento. Assim, vale mais postar um volume menor, mas que tenha uma boa resposta da audiência, do que postar grande volume com interações medianas.

O poder das #

As hashtags são umas das maneiras que melhor rankeiam o seu conteúdo. Por isso, abuse delas. Procure as que mais têm adesão e a sua entrega será exponencialmente mais alta.

Chegar ao Explorar 

O conteúdo que vai para o Explorar do Instagram é o que possui um engajamento exponencialmente acima da média de interação dos demais posts. A plataforma  também valoriza posts no Explorar de perfis acima de 10 mil seguidores. Se é o seu caso, as chances de você já ter aparecido lá é grande.

Seguidores x Timeline

Não tenha receio de seguir perfis e isso embaralhar a sua timeline. O Instagram é extremamente inteligente e sempre vai priorizar quem realmente importa para você, com quem você quer interagir mais e precisa estar mais atualizado. E seguir pessoas é uma das interações mais valorizadas pela rede. Até porque só existe uma Beyoncé – sim, Beyoncé segue um total de zero perfis. 

A cada dia são descobertas novas curiosidades sobre o Instagram. Se você conhece alguma, compartilhe com a gente nas nossas redes sociais. 

Saiba mais: Como estimular o crescimento e engajamento do seu perfil no Instagram

Descubra: Como fazer sua live bombar?

Bruno Aguiar é pesquisador de Comunicação Digital e CEO do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada.

Compartilhe nas redes sociais