Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Tempos digitais: repensando o ‘beabá’ da Assessoria de Imprensa

Em 1948, Harold Lasswell propôs um modelo comunicacional composto por emissor, mensagem, canal, receptor e contexto. Lasswell questionava a Teoria Hipodérmica, que apontava dois atores, um em cada ponta do processo; um exercendo o poder de influenciar o outro. Era preciso analisar também o contexto no qual aquela mensagem era inserida.

Com o surgimento da Internet, estes modelos, que já haviam sido questionados nas teorias da comunicação seguintes, não encontraram eco no ambiente digital. As redes sociais acentuaram esta nova configuração das relações entre emissor e receptor no processo comunicacional: não há mais uma distinção clara entre eles. Hoje, ao mesmo tempo em que uma pessoa precisa lidar com a avalanche de informações que surgem diariamente na Internet (receptor); ela encontra, nas redes sociais, o canal para contribuir com esse volume informacional (emissor).

Novo Cenário

Este novo cenário reconfigurou o fazer jornalístico em todas as suas áreas. Os jornalistas dos veículos de comunicação passam a considerar a voz das timelines como uma grande arena de discussão dos temas com maior apelo informacional; à grande imprensa também não cabe mais a prerrogativa do furo jornalístico – qualquer cidadão, com tecnologia ao alcance, pode noticiar um fato em segundos; surge um novo critério de noticiabilidade que redesenha o formato de apresentação das notícias – a viralidade.

Se antes as reportagens especiais de um veículo enchiam os olhos do leitor, hoje a ordem do dia é apresentar o texto em listas, tópicos e, se possível, acompanhados de imagens animadas (gifs) e estáticas com texto (memes) ou vídeos. O formato multimídia e, de preferência colaborativo (construído com recortes de outros sites e postagens nas redes sociais), é um dos principais fatores que garante à notícia, hoje, uma chance de se destacar no mar de informações.

E como ficam os assessores de imprensa no meio de todas essas mudanças?

O surgimento das redes sociais também provocou mudanças na rotina dos profissionais que precisam, diariamente, executar estratégias de comunicação para que seus clientes tenham espaço na imprensa, mas também, nas timelines do seu público. As redes sociais trouxeram complexidade aos caminhos informacionais, e o assessor lida com o desafio de desenvolver novos métodos para conquistar o espaço progressivamente escasso na imprensa, com o fechamento de veículos, a diminuição de páginas das publicações e o noticiário cada vez mais pautado pelas timelines. Surge, então, a discussão sobre Assessoria de Imprensa Digital, acompanhando a evolução da Web 2.0, com o foco da informação no consumidor.

O termo “assessor de imprensa” torna-se limitador para as novas atribuições deste profissional. No processo de digitalização da AI, o assessor de imprensa navega por outras áreas de produção de conteúdo e relacionamento com seu público, hoje mais amplo do que os jornalistas de redação.

E como é em uma estrutura organizacional?

Em uma estrutura organizacional ideal, a assessoria de imprensa trabalha integrada com os departamentos de Marketing, Publicidade e Propaganda, e RP, sob a base de um novo conjunto de práticas: a comunicação digital. Marketing de Conteúdo, produção de conteúdo jornalístico para as redes sociais da empresa, relacionamento com a imprensa via Whatsapp, entrevistas por meio de ambientes de hangout, identificação e relacionamento com gatewatchers (pessoas nas redes com alto poder de influenciar o compartilhamento de conteúdo), gerenciamento de crises nas redes sociais, monitoramento e avaliação desses espaços são alguns dos novos processos incorporados à rotina do assessor de imprensa.

Somados a todas estas atividades, estão ainda a importância crescente do aparecimento do cliente em sites relevantes como portais e blogs de grande audiência, e o número de compartilhamento de informações acerca desse cliente na Internet, para que ele conquiste um bom posicionamento nos buscadores a exemplo do Google. À primeira vista, esta técnica, denominada link building, parece ser uma atribuição apenas da área de SEO (Search Engine Optimization), mas está totalmente ligada à produção de conteúdo e estratégia de divulgação do cliente no ciberespaço. Portanto, mais uma atribuição da assessoria de imprensa.

Assessorias em tempos digitais

Uma assessoria “moderna” precisa considerar as mudanças na rotina produtiva dos veículos de comunicação, mas também atentar para o surgimento de novos produtores de notícias, sejam jornalistas ou não. Uma parcela desses produtores pode ser chamada de “usuário-mídia” ou “gatewatchers” – formadores de opinião online, empoderados pela tecnologia e que demandam das organizações um relacionamento novo com seus públicos.

Repito: hoje, a comunicação integrada tem o tripé complementado pela comunicação digital. Em tempos de crise econômica, o modelo convencional já não garante os melhores resultados de comunicação para o cliente. É preciso ser criativo e atento às novas tendências. Por outro lado, um aspecto relevante surge com estes novos desafios: a Era Digital trouxe novos espaços para serem trabalhados pelo assessor de imprensa e, com o conteúdo correto, é possível levar informação sobre o cliente para mais pessoas, em tempo real e com maior índice de engajamento do público.

Leia também: Você sabe se relacionar com a imprensa?

Confira: 3 estratégias imprescindíveis para uma boa comunicação externa

Kadydja Albuquerque é gestora de comunicação e sócia do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa. 

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.