Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Você sabe se relacionar com a imprensa?

Comunicar fatos e abordar assuntos de interesse público é uma das principais premissas do jornalismo. Por isso, as assessorias de imprensa governamentais levam uma boa vantagem em relação às empresariais na hora de pautar os veículos, já que o que o poder público interessa a todos.

O mesmo não necessariamente acontece com o seu negócio. Quando você, empresário ou empresária da iniciativa privada, contrata uma Assessoria de Imprensa, a dedicação, energia e tempo necessários para a construção de uma relação saudável e duradoura com os veículos de comunicação tende a ser maior.

Em primeiro lugar, é preciso entender que, raramente, você será a única pessoa capaz de falar com os jornalistas sobre um determinado assunto. Assim como no seu ramo de atuação há muitos concorrentes, no mercado de relacionamento com os veículos a concorrência entre fontes também é enorme. Todos querem ser vistos e lembrados como referência na sua área.

Dessa forma, por mais talento que um assessor ​tenha e por maior que seja a sua rede de contatos, sem o entendimento do assessorado sobre a dinâmica da imprensa e a colaboração fundamental dele para a construção de uma relação saudável com jornalistas e veículos, o trabalho dificilmente alcançará todo o êxito possível.

Manter-se atento para saber identificar e aproveitar oportunidades faz toda a diferença entre estar na pauta do dia ou ser ignorado. Incorpore alguns comportamentos à sua rotina e os resultados virão.

1. Pense como um jornalista

A matéria-prima de todo jornalista é a informação. E a melhor informação é nova, quente, inédita e embasada. Por isso, se você pretende ser uma boa fonte para a imprensa, é preciso pensar como um jornalista ​e​ se fazer constantemente perguntas como: “o que há de novo no que estou dizendo? Posso comprovar o que digo por meio de documentos ou pesquisas?”.

2. Fique atento ao que está sendo discutido

Muitas vezes, a melhor maneira de conseguir uma boa inserção e ser fonte de informação relevante para a imprensa é observar o que está no centro do debate no momento. Como você pode relacionar a sua área de conhecimento a uma data comemorativa ou a um fato novo e, assim, ser uma boa fonte? Pense da seguinte maneira: “o que esse tema tem a ver comigo e com o meu negócio?”. Certamente você encontrará, em muitos casos, um vínculo possível.

3. Busque novidades na sua área e as apresente

Os bons profissionais são conhecidos por buscar atualização constante. Use os seus conhecimentos sobre tendências e novidades do mercado e discuta com sua Assessoria as possibilidades de trabalhar essas informações com a imprensa. Jornalistas são movidos por boas novidades. Quando o assunto não for exatamente uma novidade, trabalhe junto ao seu assessor para identificar de que forma é possível encaixá-lo na pauta.

4. Não fique com raiva do jornalista

Ao longo dos anos como assessor, vi alguns assessorados se chatearem com veículos a ponto de boicotar a relação com a imprensa sem se dar conta. Na maior parte das vezes, isso aconteceu por três razões principais: o entrevistado avaliou que suas declarações foram distorcidas​;​ a matéria não ​foi veiculada, mesmo após aquela longa entrevista; ou o jornalista desmarcou/mudou o horário algumas vezes.

Em qualquer uma das situações, é preciso adotar uma postura ​simpática e amigável para manter a relação com o veículo em longo prazo. Mas o que você pode fazer? Para minimizar as chances de erro, certifique-se de que você foi compreendido repetindo uma explicação de formas variadas, usando exemplos concretos e traduzindo termos muito técnicos.

Lembre-se sempre de que, acima do repórter, há editores que pautam suas escolhas pela urgência e relevância do assunto, ou seja, pode ser que algo tenha acontecido e sua pauta fique para depois. O mesmo serve para as remarcações de horário. Algo muito factual, quente, ​como um acidente importante inverte as prioridades.

5. Tente identificar e oferecer personagens

Se você é médico e vai falar sobre um tratamento, por exemplo, as chances de emplacar a pauta são muito maiores caso você colabore com a Assessoria e indique um paciente como fonte para a imprensa. Toda história, para ser mais interessante, precisa de personagens, pessoas que possam despertar a empatia no público.​

6. Seja disponível

Muitas vezes o tempo que o jornalista tem entre a apuração e a publicação de uma matéria é escasso, o que pode criar situações em que você precisará interromper uma atividade ou refazer sua agenda para atendê-lo. Acredite, esse é um dos melhores momentos para estabelecer um vínculo profissional de confiança com o repórter e o ‘sacrifício’ momentâneo valerá a pena em médio e longo prazos.

A construção de qualquer relação profissional confiável exige esforço e dedicação e, com a imprensa, não é diferente. Seja parceiro de sua Assessoria, mantenha-se atento e os resultados virão.

Leia também: Coletiva de Imprensa: quando fazer?

Descubra: 3 estratégias imprescindíveis para uma boa comunicação externa

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.