Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Redes sociais: 10 ferramentas essenciais para trabalhar em 2020

Fim de ano é a época ideal para revisar procedimentos, reavaliar práticas, deixar de usar o que não funciona e testar coisas novas. Por isso, preparei uma lista com dez ferramentas e aplicativos que usei em 2019 e considero essenciais para trabalhar com redes sociais – quem sabe você também não os incorpora à sua rotina no ano que vem? Eles ajudam em aspectos como planejamento, texto, design, vídeo, foto e na elaboração dos relatórios. Todos os links estão numa lista ao final do post. 

1. Keep

É um app de bloco de notas gratuito do Google. Ele salva automaticamente o texto e conta com as opções de desfazer e refazer a digitação. É excelente para escrever posts rápidos nas redes sociais, anotar insights e criar listas sem medo de perder tudo quando você estiver usando-o na correria. Ele sincroniza automaticamente com todos os seus dispositivos conectados à mesma conta Google. Você pode, ainda, colocar um lembrete para cada nota e receber notificações sobre ela. 

2. Dicionário de sinônimos

Repetiu uma palavra e não lembra, de cara, outra para substituir? Acessa o Sinônimos, joga o termo lá e ele traz uma lista absurda de termos semelhantes e exemplos de aplicação da mesma palavra. Na mesma página tem o link para dicionários de português, de antônimos e de conjugação verbal, além de uma página com as principais dúvidas do português. 

3. Contador de caracteres

Cada rede social entre as mais utilizadas hoje tem um limite de caracteres diferente. A depender do conteúdo do seu post, um mesmo texto pode ser utilizado em todas ou, a partir de sua versão original, precisará ser reduzido para ser veiculado em outra. O CharacterCountOnline.com te dá a quantidade de caracteres, palavras, frases, parágrafos e espaços em branco de um texto. Ele também indica quantas vezes alguma palavra foi repetida. 

A segunda opção é o WordCounter, que oferece alguns recursos adicionais. 

4. Pretty Caption

Se você for postar um texto um tanto maior no Facebook ou Twitter, ambas separam parágrafos; o Instagram, não. O Pretty Caption deixa a legenda toda arrumadinha (também dá para separar o texto das hashtags, escondendo-as do texto principal, por exemplo). É o fim daquele truque do ponto ou do espaço em branco. 

5. Answer the Public

É um site ótimo para momentos de bloqueio criativo na hora de criar conteúdo. Você joga uma palavra-chave relacionada ao assunto sobre o qual você quer postar e ele mostra o que mais as pessoas buscam sobre esse termo na Internet. 

6. adJelly

Esta página disponibiliza todas as medidas das mídias utilizadas em anúncios e posts de todas as grandes redes sociais. Ela também disponibiliza o template em arquivo aberto. 

7. Lightroom

Aplicativo da Adobe para tratar fotos de forma profissional no smartphone. Possui dezenas de recursos na versão gratuita – é tão completo que você não sente falta de nenhum recurso para o uso no dia a dia. Na Internet, há fotógrafos profissionais que disponibilizam presets (um arquivo com uma série de ajustes prontos) gratuitos e, com eles, você agiliza a correção das imagens. 

8. InShot

Outro app cuja versão gratuita é muito completa. Este é o editor de vídeo (edita foto também) mais intuitivo, leve e fácil de usar que já vi – tanto que você vai querer comprar a versão paga, porque é absurda a quantidade de recursos que os caras liberam de graça. 

Você consegue fazer cortes, juntar vídeos diferentes em um só, adequar o vídeo às diversas dimensões (1:1, 9:16, 2:3 etc.), colocar uma imagem personalizada de fundo, colocar a marca do cliente como marca d’água, música, legenda e figurinhas, por exemplo.

Há algumas diferenças entre os recursos liberados no Android e no iOS, mas nada que prejudique a experiência. 

Na versão grátis, você vê um anúncio assim que salvar o vídeo editado – que vai com uma marca d’água com o nome do app (mas você pode removê-la assistindo a um anúncio por 10 segundos ou, simplesmente, trocando a imagem de fundo). 

9. Calculadora de porcentagem

Pros de humanas que, como eu, têm dificuldades com algumas contas, o site 100% Porcentagem ajuda a calcular aquelas taxas que dão tilt na nossa cabeça. Por exemplo: 320 novos seguidores é quantos por cento de 52.345 seguidores? Ele faz esse cálculo. 

10. Socialblade

Por falar em seguidores, o Socialblade traz dados do crescimento da sua página e de qualquer outra que você queira, por exemplo, acompanhar num processo de benchmark. 

Espero que você tenha descoberto alguma ferramenta que faça alguma diferença no seu dia a dia, pois todas são práticas, fáceis e de uso rápido. Mas se há algo que você já usa e ficou de fora dessa lista, compartilhe conosco nos comentários!

Links

01. Google Keep

02. Dicionário de Sinônimos

03. Character Count Online ou WordCounter

04. Pretty Caption

05. Answer the Public

06. adJelly

07. Lightroom para Android ou iOS.

08. InShot para Android ou iOS.

09. 100% Porcentagem

10. Socialblade

Diógenes Santos é Coordenador de Comunicação no SINPOL/DF.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.