Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Um pouco sobre o revisor e a revisão de textos

“Para o revisor, o importante não é o que ele sabe, mas o que ele está consciente de não saber ou, pelo menos, não saber totalmente, e que por isso exige permanente verificação. […] O revisor não lê como todos os demais homens leem […]. O exercício da profissão do revisor pode ser descrito, perfeitamente, como uma ‘leitura angustiada‘. O seu trabalho é, justamente, evitar que todos os outros seres humanos necessitem fazer essa leitura.” (Sophie Brissaud, grifos nossos)

Um pouco sobre o revisor e a revisão de textos

Algumas questões sempre são levantadas quando se fala em revisão de textos – ou na velha piada do “te corrijo mentalmente”.

Já abordamos por aqui a importância da revisão para empresas, mas talvez seja hora de falarmos brevemente quem, afinal, é o revisor e qual o seu papel em uma agência de Comunicação.

Mas você sabe tudo de cabeça?

O revisor é, antes de tudo, um profissional de ferramentas. Ele é um pesquisador. Tais ferramentas englobam desde dicionários e gramáticas até corpus de língua e dicionários especializados em um tema ou matéria específico. Então, não, o revisor não “sabe tudo de gramática”. 

Como é feita a revisão de textos?

O trabalho de revisão é por vezes subdividido em etapas, que podem ser realizadas pelo mesmo profissional ou por pessoas diferentes, a depender do tamanho do material ou da empresa. Editoras de livros, por exemplo, têm um revisor específico para bater as emendas (revisões pedidas já no arquivo fechado e diagramado, feitas pelo diagramador e que voltam para o revisor para conferência) ou fazer a revisão de provas (diretamente nas lâminas que voltam da gráfica), trabalho que geralmente é feito pelo mesmo profissional em uma agência de comunicação ou para um cliente único.

Além do trabalho esperado, de conferência gramatical, linguística, de coesão e coerência, o revisor por vezes é o responsável pela padronização do texto – dentro do próprio material e de acordo com a padronização da empresa ou do cliente –, pela adequação vocabular, pela edição propriamente dita, também chamada copidesque – quando o texto precisa ser mais trabalhado e algumas partes precisam ser excluídas ou incluídas –, pela revisão técnica, em caso de textos científicos ou com uma temática específica, e pela revisão da tradução – as últimas, em contextos mais específicos.

É de se esperar que, dentro desse amplo contexto, o revisor entenda as especificidades de cada trabalho e a necessidade que cada texto pede: de pesquisa, atualização – do texto e do próprio profissional –, e do tempo necessário para que a revisão seja feita. E é crucial que a cadeia de trabalho na qual ele está inserido também compreenda esses fatores e colabore, dentro da equipe, para que o tempo de revisão esteja previsto para que o trabalho seja realizado.

O trabalho do revisor evolui com o mundo

Assim como nem todo texto é escrito do mesmo jeito, a revisão nunca é feita da mesma forma. Se antigamente ela era realizada em pilhas e pilhas de papel e à caneta (ou lápis), hoje a revisão já aceita a priori todas as especificidades das mídias que podem influenciar no texto, na sua forma ou conteúdo – como posts, tweets e Stories.

As inovações tecnológicas de nosso tempo com certeza são de vital importância para o revisor, que hoje conta com dicionários e manuais on-line, grupos de discussão e para tirar dúvidas e diferentes mídias com as quais trabalhar, mas esse cenário não muda a necessidade de pausa para que o trabalho seja feito – embora tenha deixado o processo mais ágil. Quem faz revisão de textos e é tolhido no seu tempo de leitura e pesquisa, ou tem dificultado seu acesso a condições mais adequadas de trabalho (substituindo-se o texto em Word por conversas de WhatsApp, por exemplo), não conseguirá desenvolver seu trabalho com qualidade. E tais condições não são medidoras de competência ou agilidade, e sim dificultadoras no trato com o texto.

Revisores are friends, not food

O texto não é do revisor, diferentemente de como acontece com o redator, o jornalista ou o tradutor. Por isso, suas interferências têm limites que devem ser definidos junto com editor ou redator, que definirão até onde o texto aceita e precisa de mudanças. De forma alguma o trabalho desses profissionais devem antagonizar. Não há disputa de protagonismo entre quem escreve o texto e quem o revisa. O revisor é um leitor preocupado com o resultado final e adequado que será dado àquele material, e um parceiro importante para que o texto seja entregue da melhor forma.

Dicas e links interessantes:

Academia.org

Antonimos

Sinonimos

Abreviações

Dicionários

Corpus do Português

Wikipedia

Crônica: Cuidado com os revisores

Crônica: Trocar ponto por pinto pode ser um desastre

Anna Guedes atua há dez anos na revisão e preparação de textos. Formada pela Universidade de Brasília, tem experiência na área de medicina e saúde, ficção, não ficção, publicidade e propaganda, textos acadêmicos e é revisora do Conversa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.