Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Novo recurso “Guia” aumenta poder de influência dos usuários do Instagram

Você reparou na funcionalidade ”Guia”, agora liberada para todos os usuários do Instagram? Ela é a mais recente novidade do aplicativo e tem como objetivo central aumentar o poder de influência do usuário a partir de três tipos de recomendação: locais, produtos e publicações.

O recurso pode ser compartilhado via Stories ou Direct e, no caso dos produtos, as recomendações dos usuários terão destaque no Instagram Shop. A chegada do “Guia” faz parte da estratégia de aumentar a venda e compra de produtos via rede social, com um diferencial: ela ajuda os usuários a conhecer novos criadores e se engajar com seu conteúdo.

Como usar

No novo layout do Insta, o símbolo de + ao lado do menu escondido é usado para abrir todas as possibilidades de inserção de conteúdo. Ao clicar nele, agora aparece a opção “Guia”. Nela, você pode criar recomendações de locais, produtos e publicações.

Local

Ao escolher um local, por exemplo, você pode selecionar até cinco postagens em que ele foi marcado para referenciar sua indicação, inserir uma imagem de capa e um título para seu guia e, em seguida, clicar em avançar. As indicações vão se acumulando na parte de baixo, com as postagens que você selecionou dispostas em carrossel.

Para adicionar mais locais, basta ir ao rodapé do Guia e clicar em “+ Adicionar local”.

Produtos

A busca pode ser feita em qualquer perfil que tenha produtos cadastrados. Ao selecionar um produto, ele permite que você escolha que foto entre as existentes no próprio produto quer exibir como principal. Você pode salvar diversos produtos (eu salvei seis e o Insta permitiu continuar salvando, então não sei se há um limite).

Publicações

No caso das publicações, a sua curadoria pode incluir aquelas do seu próprio perfil ou feitas por outros, mas salvas por você com o recurso “Salvar”, aquele da bandeirinha.

Uso ou ignoro?

Use! A partir da primeira curadoria feita, a aba Guia é criada dentro do seu perfil e passa a integrar os ícones abaixo dos Stories em destaque. 

Apesar de ainda não ter ganhado tanta evidência quanto o “Reels”, o recurso é útil para mostrar aos seus seguidores (seja você uma pessoa ou uma marca) o que você considera relevante nas três categorias (locais, produtos e publicações), ajudando a criar identidade com seu público e, sobretudo, a vender, como parece ser a intenção central do Instagram. 

Além disso, como a gente bem sabe, é o uso que determina o poder de um recurso em qualquer rede social. 😉

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Descubra: Como fazer sua live bombar?

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.