Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Quatro desafios da liderança no pós-pandemia

Já podemos chamar este momento de pós-pandemia? Ainda que estejamos longe de vivermos um mundo livre da Covid-19, estamos começando a ingressar em uma nova normalidade que aponta alguns desafios para os líderes de empresas. 

Um estudo publicado pela Universidade de Harvard na revista Science revelou que o cenário provável é de alternância em uma sequência intermitente de isolamento social até o ano de 2022, momento em que toda população, ou a maior parte dela, esteja vacinada.

“Um olhar para o futuro”, um estudo da consultoria Olivia, destacou que 60% dos entrevistados acreditam que seus líderes organizacionais estão preparados para a volta à nova normalidade. No entanto, 57% não têm uma visão clara do que seria isso.

Diante da realidade imposta, algumas competências serão decisivas para as lideranças no momento pós-pandemia. Este artigo traz alguns desafios neste sentido. 

1. Foque em gente

O líder precisa ouvir para entender, bem como enxergar o todo, mas considerar o individual. Após quase um ano de isolamento e de incertezas, os colaboradores encaram o momento de formas diferentes. Alguns expressam suas emoções abertamente e outros podem preferir lidar com suas lutas internas e encará-las como fraquezas que não devem ser demonstradas aos líderes. 

Promova ações que criem um ambiente de acolhimento (confiança, compreensão e comunicação sincera) para que as pessoas possam ser elas mesmas. Estas ações devem ser feitas em grupo, mas também individualmente. 

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2. Soft skills como elementos fundamentais para colaboradores e líderes

No estudo da consultoria Olivia, 85% das empresas manifestaram que a cultura organizacional será impactada e  66% não souberam dizer quais serão as mudanças de comportamento que terão seus colaboradores. 

O novo líder precisa valorizar, cada vez mais, as habilidades interpessoais (soft skills) dos colaboradores e trabalhar as suas próprias, como o autoconhecimento, adaptabilidade, ambiguidade e atitude. O estudo aponta ainda três habilidades mais essenciais para o novo normal: resiliência (56%), criatividade (67%) e gestão da mudança (20%).

3. Tomada de decisões precisa ser mais ágil

Uma pesquisa do PageGroup, realizada em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, aponta que dois a cada três líderes estão agilizando os processos de tomada de decisões no atual cenário. 

Neste sentido, os líderes do C-Level precisam incorporar à gestão processos que evoluam com mais rapidez. E isso passa por adotar instrumentos tecnológicos de forma mais rápida, a fim de facilitar a comunicação com a equipe, os fornecedores e os clientes. 

É importante que as tomadas de decisão sejam mais descentralizadas e que os líderes estejam mais receptivos a novas ideias e a inovações nos processos. É importante que não se deva esperar muito para inovar neste cenário em constante mudança. E inovação não precisa ser sempre disruptiva. Uma pequena mudança no dia a dia da empresa já pode ser vista como inovação e ajuda a melhorar a produtividade e a entrega para os clientes. 

Leia também: O que você precisa saber para promover inovação em sua empresa?

4. Atualize sempre as metas e estratégias

Um dos maiores desafios do líder é manter a produtividade no momento em que seus funcionários estão trabalhando de casa e lidando com essa montanha-russa de emoções. Tudo muda o tempo todo e uma forma de inovar na empresa é sempre estar atento à revisão de metas e estratégias. 

O pós-pandemia não deve ser diferente do que vivemos em 2020. A cada novo cenário, um novo plano deve ser traçado. Com as mudanças de prioridades, as metas precisam ser ajustadas com foco na cultura organizacional e com um olho no mercado e no cliente, que acabam ditando as regras do negócio.

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Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.