Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Por que você deveria ser contra a falta de representatividade LGBTQIA+ na propaganda

Está em andamento na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) o Projeto de Lei n° 504/20, proposto pela deputada Marta Costa, que visa a proibição de propagandas que façam qualquer referência à diversidade sexual, isto é, a pessoas, casais e/ou famílias pertencentes ao grupo LGBTQIA+. A justificativa para tal projeto é que tais conteúdos podem trazer desconforto emocional para várias  famílias e são inadequados, na medida em que podem influenciar na formação de jovens e adolescentes.

Diversas marcas, como O Boticário, UBER, TikTok, Avon e Natura, já se posicionaram contra o PL e lançaram campanhas levantando as tags “propaganda pela diversidade”, “LGBTQIA+ não é má influência” e “abaixo o PL 504”. Nós, do Conversa, nos colocamos ao lado dessas marcas porque defendemos a representatividade da comunidade LGBTQIA+ em todos os espaços. 

Em 2019, escrevi o artigo “Representatividade: sua marca faz o que 85% dos brasileiros acreditam?”, no qual comentava uma pesquisa realizada pela Samsung Brasil em parceria com a Bridge Research. No texto, citei diversos exemplos para ilustrar o quanto a representatividade é importante, primeiro para as pessoas, e depois para as marcas. 

Para termos uma ideia, quando a Shell lançou a campanha “De Causo em Causo”, em que conta a história de Afrodite, uma caminhoneira transgênero, o número de inscrições de transgêneros para vagas na empresa cresceu consideravelmente. Além disso, segundo Yasmin Reis, analista financeira da Shell, diversas empresas procuraram a Shell para entender melhor sobre o que eles estavam fazendo e como poderiam contribuir. 

Em 2020, um estudo realizado pela ONU Mulheres e Heads Propaganda, nomeado “Todxs”, detectou que apenas 1,3% das propagandas abordam o público LGBTQIA+, um número muito longe do que se espera. E quais os motivos para que isso aconteça? São vários. 

O QUE ACONTECE COM QUEM SE POSICIONA? 

Marcas que se assumem uma posição em favor da comunidade LGBTQIA+ costumam receber ataques dos consumidores. Em 2015, quando O Boticário fez uma campanha para o Dia dos Namorados que trazia um casal gay e um casal lésbico, diversos grupos fizeram denúncias ao CONAR, órgão responsável pela avaliação de propagandas, que abriu um processo para avaliar o comercial e decidiu retirá-lo do ar. 

Outras marcas se posicionam apenas no mês do orgulho LGBTQIA+, o que provoca o descontentamento da comunidade LGBTQIA+. Afinal, só vale levantar a bandeira quando convém? O famoso pink money, não é mesmo? 

Fato é que a representatividade em propagandas precisa estar cada vez mais presente no nosso cotidiano, principalmente no momento em que estão no poder governantes não apenas omissos, mas contrários às necessidades da comunidade. Essa presença faz com que o público LGBTQIA+ sinta-se representado e aumenta a compreensão de outras pessoas sobre a sua luta por direitos.

Um estudo da Netflix em parceria com a Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD) analisou 1.400 respostas e revelou que 81% dos entrevistados que se declaravam heterossexuais disseram que ver personagens LGBTQIA+ os fizeram se sentir mais conectados com estas pessoas. Já 85% dos entrevistados que se declararam LGBTQIA+ afirmaram sentir que o entretenimento com representatividade ajudou a gerar mais compreensão sobre o tema em suas próprias famílias.

Quer ver como a representatividade deixa tudo mais bonito e rico? Separei aqui algumas das propagandas que eu amo:

Netflix na Parada LGBTQIA+

Netflix na PARADA LGBTQIA+

O Boticário – Casais

Campanha Casais – O Boticário

Shell – De Causo em Causo

Campanha De Causo em Causo

Não aceitaremos nenhum direito a menos! Vamos resistir e mostrar a nossa força. LGBTQIA+ não é má influência!

Descubra como a diversidade pode ser importante para as empresas

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.