Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Confira dicas para falar bem em uma entrevista com a imprensa

Se você chegou a este artigo é porque tem curiosidade para entender como funciona cada mídia e como você pode desenvolver melhor a sua habilidade para dar entrevistas. De maneira geral, a imprensa valoriza enquanto notícia toda informação inusitada, inédita e com repercussões para a vida dos cidadãos. Desta forma, uma empresa ou organização precisa estar preparada para lidar com as adversidades e se deparar com destaques inesperados, bem como para aproveitar os espaços oferecidos pelos veículos de comunicação para tratar de assuntos positivos. 

Por isso, é fundamental que os gestores de uma empresa ou organização estejam atentos às notícias em potencial e dividam com o assessor de imprensa a responsabilidade de distinguir como cada assunto poderá ser tratado. Vamos ver a seguir algumas dicas que podem te ajudar na hora que aquela demanda de imprensa chega e você precisa dar uma entrevista. 

Por que e como se relacionar com os jornalistas?

O jornalista é um profissional curioso, tradicionalmente interessado por novas informações, atento a todos os fatos de relevância social, sejam eles bons ou ruins. Ainda que aparentemente a imprensa prefira destacar notícias negativas, as positivas são bem-vindas e rendem boas pautas nos veículos.

Os aspectos inovadores de projetos ou programas dentro de uma empresa ou organização são sempre bons temas. Independente do foco noticioso escolhido pelo veículo, a transparência na transmissão das mensagens deve estar em primeiro plano. Ela traz à tona a honestidade e o compromisso da organização com aqueles que esperam por respostas ou explicações: os cidadãos. 

Mostrar a verdade, assumir erros e apontar soluções para eles são os melhores caminhos para garantir o direito à informação do público e proteger a organização contra o descrédito da sociedade. A imprensa tem grande papel na formação da opinião pública e na construção de uma relação sadia entre a população e as instituições, sejam elas públicas ou privadas. Daí a necessidade de manter sempre abertas as portas do diálogo com os jornalistas.

Não fale sobre o que você não sabe. Nunca tente enganar a imprensa. As informações corretas vão aparecer e a organização não pode correr o risco de ser desmentida e ficar desacreditada. Para não cair em armadilhas, tenha certeza das informações ou peça mais tempo para apurá-las. 

Uma pauta negativa pode se transformar em positiva também. Depois de atender à solicitação do jornalista, busque chamar a atenção dele para assuntos de interesse da organização. Isto pode gerar boas pautas. 

Vamos às dicas?

  • Em caso de entrevistas para TV ou para veículos que demandem produção fotográfica, vista-se adequadamente, usando roupas de cores sóbrias, sem estampas ou listras. Você não deve chamar mais atenção do que a informação que quer passar.
  • Esteja bem informado sobre o assunto. O assessor de imprensa deve subsidiá-lo com informações sobre o direcionamento da pauta antes de a entrevista ser concedida.
  • Não se irrite com repórteres inexperientes ou desinformados. A câmera, o microfone e o gravador estarão sempre ligados para flagrar esses momentos. 
  • Seja sucinto, direto, didático. Falas complexas e muito longas dificultam a edição, e você corre o risco de parecer confuso e ainda ter o seu raciocínio cortado.
  • Seja simpático, quebre o gelo da entrevista procurando alternar o olhar para o repórter e a câmera quando estiver gravando, em caso de entrevistas para TV.
  • Evite gesticular, apenas se quiser enfatizar uma frase. O excesso de movimento com as mãos desvia a atenção do telespectador, por exemplo. Já em uma entrevista para rádio, impresso ou portal, essa dica não precisa ser aplicada.
  • Evite se apoiar em jargões ou em expressões como “né”, “tipo”, “então”, “justamente”, etc.
  • Prefira palavras simples, frases curtas e linguagem coloquial, mas sem cair nos vícios de linguagem.
  • Evite termos técnicos para facilitar a compreensão do ouvinte ou leitor.
  • Evite expressões como “repetindo o que eu já disse…”, “conforme eu já havia explicado…”, “você não está entendendo…”, principalmente em entrevistas para rádio e TV.
  • Arredonde cifras e números para facilitar a compreensão.
  • Controle a ansiedade antes da matéria ir ao ar e converse com seu assessor sobre pontos que podem ser melhorados para as próximas entrevistas.
  • Só utilize siglas quando elas forem amplamente conhecidas.
  • Em entrevista gravada, pergunte quando será veiculada para que possa usar os termos verbais corretamente.
  • Seja enfático e não hesite em reafirmar informações que ache pertinentes.
  • Ao gravar a entrevista, procure um espaço sem ruído, mantenha o telefone no modo silencioso e peça para não ser interrompido por outras pessoas, em caso de entrevistas para rádio.
  • Se não compreender a pergunta, pode pedir para que o repórter a repita.
  • Evite passar materiais técnicos ou específicos demais porque podem confundir o jornalista e levar à publicação de informações equivocadas. Em vez disso, o assessor e o assessorado devem preparar um material destacando as informações que precisam ser noticiadas. 
  • Se o assunto em questão for complexo, evite que toda conversa seja feita por telefone. É possível combinar também o envio de material por e-mail ou pelo Whatsapp.
  • Seja o mais solícito possível e não demonstre estar sem tempo.

E a dica mais importante de todas: nunca peça ao repórter para ver a gravação ou a matéria editada antes de ela ir ao ar! Se você não está pagando por aquele conteúdo (o famoso branded content, ou conteúdo de marca), é preciso entender que o jornalista tem a liberdade de escrever ou editar a matéria da forma que ele achar melhor, considerando sempre uma abordagem imparcial. 

Leia também: Fake News e como o jornalismo pode contribuir para combatê-las

Descubra: 6 situações em que sua empresa pode precisar de uma assessoria de imprensa

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.