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Instagram anuncia nova plataforma de compras e promete ser a rede mais lucrativa

Falar que o Instagram é a rede social que mais cresce não é exagero. Analistas da consultoria Jefferies afirmam que a rede será capaz de gerar uma receita de cerca de US$ 14 bilhões em 2019 — um crescimento de 60% em relação ao ano passado. Sendo assim, este ano o Instagram vai ganhar, mais uma vez, a plaquinha de “funcionário do mês” na empresa de Mark Zuckerberg. Merece, né? Afinal, são mais de 1 bilhão de contas ativas todo mês

As expectativas de crescimento compreendem aumento de números de usuários, tempo de uso e também de investimentos em anúncios. Nesta última terça, dia 19, Instagram anunciou uma nova plataforma de compras – a Checkout – que promete mudar a experiência dos usuários e facilitar a vida de muitas empresas que trabalham com o modelo B2C  (business-to-consumer).

Ainda em versão beta, a plataforma conta com a participação de mais de 20 marcas de beleza e moda, permite que os consumidores confiram e comprem produtos, além de gerenciar seus pedidos sem sair do app. Antes disso, os usuários só podiam deslizar o dedo sobre um produto ou imagem por meio do Instagram Stories ou feed, e acessá-lo no site de uma marca para realizar a compra.

Entenda o novo recurso

Durante o teste, quando um usuário toca no botão “Visualizar o produto”, ele verá a opção “Checkout on Instagram” em vez de ser levado a um site de comércio eletrônico. Quando uma pessoa insere todas as informações no Instagram (que podem ser salvas para compras futuras), ela pode comprar diretamente e gerenciar seus pedidos no aplicativo.

Por enquanto, só será possível comprar um produto por vez, mas a equipe do Insta está buscando formas de melhorar a experiência e adicionar um “carrinho de compras”.

O Instagram cobrará uma taxa para as empresas que venderão através da plataforma, e que inclui os custos de processamento de cartões de crédito e outras despesas relacionadas à transação, mas ainda sem muito detalhes sobe valores.

Os empresários podem se perguntar se será um recurso eficiente. Bem, o tempo dirá, mas não podemos fechar os olhos para as estatísticas recentes: 80% dos usuários da rede seguem empresas; cerca de 85% dos usuários usam o Instagram para descobrir novos produtos e serviços; 60% ouviram sobre um produto ou serviço pela primeira vez via app; e 83% admitem que a exposição do produto ou serviço no Instagram é decisivo para a compra.  De acordo com a rede, existem mais de 8 milhões de contas comerciais e mais de 1 milhão de anunciantes mensais. Ou seja, o Instagram deixou, há muito tempo, de ser apenas um app de compartilhamento de fotos e se tornou um canal eficiente para fazer negócio. 

Instagram anuncia nova plataforma de compras e promete ser a rede mais lucrativa
Reprodução Zara

Para as lojas brasileiras que já estão interessadas no recurso, calma. A plataforma começará a ser testada nas próximas semanas para usuários móveis nos EUA. Eles poderão conferir produtos de marcas como Adidas, Anastasia Beverly Hills, ColourPop, Huda Beauty, KKW Beauty, Kylie Cosmetics, Nike e Cabelo De Ouai. As empresas foram selecionadas com base em sua adesão e desempenho de compras no Instagram, de acordo com Paige Cohen, porta-voz da rede. Além disso, o Instagram tentou escolher marcas que refletissem uma ampla variedade de produtos e preços.

Como esse recurso pode ser bom para minha empresa?

Quando a funcionalidade estiver aberta para todas as empresas, pode ser algo muito eficiente para as marcas menores, que não possuem recursos para desenvolver e administrar uma plataforma própria de e-commerce (um investimento relativamente alto e que requer manutenção constante).

O que as marcas brasileiras podem fazer no momento é acompanhar o desempenho da nova plataforma nos Estados Unidos e fazer testes de acesso às funcionalidades com pessoas que morem por lá (acionem os contatos!). Assim, já podem ir se preparando para quando a funcionalidade chegar por aqui.

Caso a plataforma in-app se mostre efetiva, as empresas que realizam comércio eletrônico podem ganhar muito ao concentrar a experiência do usuário em um único local. Vamos acompanhar.

Leia também: Sem likes, mas ainda ansiosos

*Kadydja Albuquerque é sócia do Conversa e especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações. Além disso, adora comprar on-line.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.