Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

5 relatórios de tendências para conhecer agora mesmo (e um bônus especial)

No universo da comunicação e dos negócios, saber o que vem a seguir faz toda a diferença. Eu diria que é praticamente indispensável olhar lááá pra frente para fazer, agora, as mudanças e ajustes de rota necessários para se manter (bem) no mercado.

Seja por curiosidade pessoal ou porque você precisa entender para onde estamos caminhando em nossas práticas de consumo e vida, vou deixar aqui uma dica rápida e simples do hábito que você precisa incorporar: devore todos os reports de tendências produzidos por agências, marcas, grupos de comunicação e o que mais você encontrar por aí.

Para este post, selecionei 5 que vi recentemente e gostei muito.

1. The Future 100 (Wunderman Thompson Intelligence)

É um dos relatórios mais completos e mais esperados do ano. Ele vem em inglês e traz, em suas mais de 220 páginas, uma avaliação do que vai ser tendência e do que vai mudar em 10 áreas centrais: cultura, tecnologia e inovação, viagem e hospitalidade, marcas e marketing, comida e bebida, beleza, varejo e comércio, luxo, saúde e trabalho.

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2. Connecting the dots (GWI)

Este relatório em inglês é produzido pela GWI, especializada no estudo de consumo on-line em 47 países. Ele apresenta tendências abrangentes de consumo, com foco no comportamento do consumidor. Está disponível on-line (é possível baixar os charts com dados e assistir aos vídeos) e aponta 6 tendências com explicações detalhadas: a busca pelo propósito, beleza inclusiva, economia da atenção, autocuradoria on-line, a nova onda do bem-estar e o futuro das criptomoedas.

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3. Guia de tendências de comunicação, consumo negócios e sociedade (Grupo FSB)

Produzido pelo Grupo FSB, o relatório se expandiu e não é mais focado apenas em comunicação, como eles fizeram questão de frisar no título. O documento analisa de forma bastante objetiva 11 áreas, passando (CLARO!) pelo Metaverso e outros assuntos como comunidades conectadas, comércio de influência, a ascensão do áudio e outros. 

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4. The Instagram Trend Report 2022

Uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, o Instagram também produz o seu próprio relatório de tendências. Neste ano, eles entrevistaram 1200 usuários semanais da rede entre 13 e 24 anos nos Estados Unidos para falar sobre moda e beleza, compras, música e dança, celebridades e criadores de conteúdo, carreira e educação, comida, bem-estar, jogos, memes e justiça social. A leitura é rápida e pode trazer alguns bons insights.

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5. Whats next? 22 emerging technologies to watch in 2022 (The Economist)

Deixei este aqui por último porque para acessá-lo você precisará assinar o The Economist. Não que seja um mau negócio, já que eles são curadores de conteúdo excepcionais e sempre publicam matérias com listas de coisas muito interessantes e úteis que precisamos saber não apenas sobre tecnologia, mas sobre geo-política, artes e muito mais. Neste relatório, especificamente, eles mostram como as coisas que vão emergir de forma abrupta são, na verdade, resultado de pesquisas longas.

Baixe aqui (pago!)

BÔNUS

O site trendwatching.com produz um relatório pago para membros, chamado TrendWatching Premium, mas também oferece algo além de todos listados acima: updates diários sobre tendências e inovações nas mais diversas áreas. 

A plataforma está no mercado há 20 anos prestando serviços de inteligência de dados, realizando treinamentos, eventos e mais nessa área. Assinar a newslettter semanal  gratuita deles vale muito a pena.

Leia também: A indústria de entretenimento e mídia se reconfigura em meio à recuperação pós-pandemia, diz PwC

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.