Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Você precisa adicionar a newsletter às suas estratégias de comunicação

Você precisa adicionar a newsletter às suas estratégias de comunicação

A newsletter é, hoje, uma das ferramentas mais eficazes para estabelecer um relacionamento com o público da sua marca e entregar conteúdo personalizado (que ele optou voluntariamente por receber) a fim de fidelizá-lo. Por isso, é imprescindível que se você ainda não a utiliza nas suas estratégias de comunicação, passe a considerá-la imediatamente.    

Ok, sabemos que a comunicação por e-mail não é novidade; as newsletters, muito menos. Mas a forte tendência que há nessa ferramenta se reacendeu recentemente e é mais um reflexo direto da pandemia. Quem ainda não era digital, foi forçado a ser; quem já era, teve que ser muito mais. Afinal de contas, por muito tempo só foi possível comprar pela internet.

Nesse cenário de alta competitividade, vai ser bem-sucedido quem conseguir estabelecer uma comunicação direta e honesta com o consumidor – que está cada vez mais preocupado a quem entrega seu dinheiro, sobretudo, a empresas que sigam os mesmos valores e princípios nos quais ele acredita.

Mas será que enviar uma newsletter é isso tudo mesmo? 

Para atestar o quanto essa estratégia pode ajudar nos seus resultados, temos alguns números. Um estudo da Adobe sobre a frequência de uso do e-mail (que eu tive acesso ao consultar o trabalho da também proseadora Gabriela Britto, chamado “Por que as newsletters estão bombando”, cuja íntegra eu vou deixar ao fim deste texto) apontou que, em média, trabalhadores americanos passam quase seis horas por dia usando e-mail (pessoal ou profissional).

Segundo a LiveIntent, uma plataforma especializada em marketing para pessoas, uma pesquisa realizada em 2020 indicou que 84% dos produtores de conteúdo entrevistados notaram aumento no engajamento de leitores durante a pandemia. Entre os que produzem newsletters, 53% tiveram essa mesma percepção.

Já a Rock Content, em um artigo sobre estatísticas de uso do e-mail como ferramenta de marketing, traz informações também interessantes: dados da Pew Research apontam que 92% dos adultos que utilizam a internet usam e-mails e 61% deles o fazem diariamente. 

Um estudo da Adestra mostrou que 73% dos millennials preferem estabelecer comunicação com negócios por e-mail. A DMA Insights, por sua vez, indica que 99% dos consumidores de e-commerce checam os e-mails diariamente.

Além disso, 40% dos profissionais da área concordam que as newsletters são a parte mais decisiva para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo, segundo o Content Marketing Institute. 

Se vislumbrarmos que nós, brasileiros, estamos em segundo lugar no ranking dos que mais usam a internet em todo o mundo  – chegamos a ficar 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer sendo que, desse total, passamos 4 horas e 51 minutos no computador e 5 horas e 17 minutos via smartphone –, os hábitos não devem ser muito diferentes. Inclusive, oe-mail também tem um imenso potencial por aqui.

Como fazer uma boa newsletter?

Antes de tudo, é preciso definir claramente o que você deseja com a newsletter. O foco deve ser, sobretudo, informar e ajudar. 

Defina claramente quais são os resultados que você espera: lembre-se de que a intenção é estabelecer um relacionamento de longo prazo, mas a news pode ser a porta de entrada para outras ações.

Estabeleça a periodicidade. Independentemente da frequência, o envio precisa ser constante, para que sua marca não seja esquecida.

Envie o e-mail por meio de ferramentas de MailMarketing. Há diversas opções no mercado, inclusive com planos gratuitos. 

Ela vai permitir que não só você personalize o e-mail, como se municiar de informações que o ajudarão a aprimorar o conteúdo (qual o horário em que a maioria das pessoas abre o e-mail, por quanto tempo os destinatários leem, quais os links em que eles clicaram etc.). 

Além disso, essas ferramentas seguem uma série de regras que evitarão que a sua newsletter seja caracterizada como spam – do contrário, seu e-mail pode sequer chegar ao seu público.

Invista em um bom conteúdo

É preciso entender, ainda, que você deve dosar o que é conteúdo relevante e o que é publicidade. Você precisa deixar claro que a leitura vai ajudar o consumidor de alguma forma. Em geral, a regra é de 80% de informação e 20% de promoção.

Lembre-se de que, a qualquer momento, o cliente pode optar por cancelar a assinatura da sua newsletter. E não é isso o que você quer, certo?

Entre os tipos de conteúdo que você pode explorar estão e-books, lives, vídeos, listas, dicas de como usar o seu produto além do óbvio ou acessórios que podem ser utilizados junto com ele, estudos de caso, antecipar lançamentos, contar histórias envolvendo sua marca ou produtos entre outros. 

A newsletter também pode ser um canal para promoções e campanhas exclusivas a quem a recebe, mas não pode ser só isso.

Personalize a experiência e gere identificação

Ao utilizar aquelas ferramentas específicas para o envio de newsletter, você poderá personalizar ainda mais o conteúdo. Pode parecer bobagem, mas colocar o nome da pessoa na saudação inicial aumentará significativamente a chance de a newsletter ser aberta, uma vez que a identificação do consumidor com ela será imediata.

Capriche no layout, use imagens e outros elementos gráficos e sempre coloque os links. Incremente o call-to-action (em português direto, comando para ação). Saia do óbvio ‘clique aqui’ para termos que provoquem a curiosidade: Quero entender melhor, Quero saber mais, Quero saber como ajudar são exemplos de expressões que podem ser utilizadas.

Como regra – para praticamente tudo o que envolve produção de conteúdo – faça um teste antes do envio. Só assim será possível identificar eventuais falhas no texto, nas imagens, nos links e outros detalhes que podem passar despercebidos. 

Veja na prática

Quer conferir como o que escrevi funciona na prática? Eu te convido a conhecer pelo menos uma  das cinco newsletter que indico abaixo, de marcas que apostam no e-mail para criar e fortalecer o relacionamento com os consumidores.

1. Conversa

Sim, aqui na firma nós temos uma newsletter recheada de conteúdo sobre estratégias de comunicação, redes sociais e tendências dessas áreas que é enviada mensalmente. Clique aqui para assinar.

2. Sallve

Essa marca de produtos para a pele virou um fenômeno nas redes sociais. As newsletters sempre trazem dicas interessantes sobre cuidados com a pele e conteúdo relacionado a cuidados e estética. Assine aqui (link no rodapé do site)

3. Louie

Essa é uma marca de sapatos brasileira que vende exclusivamente pela internet. A newsletter sempre traz dicas de como se vestir bem, como coordenar o sapato com outros itens de vestuário, lançamentos e tendências de moda (principalmente, masculina). Para clientes mais fiéis, eles fazem ações promocionais exclusivas por e-mail. Assine aqui (link no rodapé do site).

4. Pantys

Na newsletter dessa marca de calcinhas absorventes, o foco do conteúdo é o empoderamento feminino, assunto que tem tudo a ver com o principal produto vendido por elas. Assine aqui.

5. Think With Google

Newsletter do Google cuja leitura é essencial para quem trabalha com o mercado digital. É enviada semanalmente com conteúdo que apresenta insight sobre comportamento do consumidor, tendências do mercado e das próprias ferramentas do Google, Pesquisas, Relatórios e muitos dados. Apesar do nome em Inglês, ela tem uma versão em português. Assine aqui.

Links de referência para o artigo: 

“Por que as newsletters estão bombando” – Insights sobre esse formato de conteúdo durante a pandemia

Brasil é o 2º país que mais passa tempo na Internet e também o 3º que mais usa redes sociais:

121 estatísticas de Email Marketing essenciais para sua campanha

Leia também: 5 relatórios de tendências para conhecer agora mesmo (e um bônus especial)

Diógenes Santos é Coordenador Executivo de Contas do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.