Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

O que mudou no jornalismo com a pandemia? CNN, Exame e CBN respondem

Reuniões em excesso? Como elas podem influenciar na rotina

A realidade do jornalismo já não é mais a mesma desde o início da pandemia. As redações mudaram completamente. Elas passaram a contar com medidas de segurança severas e um número reduzido de profissionais trabalhando de forma presencial. São inúmeras as transformações que marcam o país até hoje. Enquanto alguns jornalistas precisaram se expor e conviver com o medo de contaminação, possíveis sequelas e morte pela doença, outros tiveram que enfrentar os dilemas gerados pelo home office e isolamento social.

Além das mudanças impostas pela pandemia da covid-19, profissionais de imprensa encontraram, nesse período, um ambiente hostil para o exercício da profissão.  Segundo levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas, até o fim de janeiro deste ano, 94 profissionais de imprensa morreram da doença. Conversei com três colegas jornalistas para tentar entender os impactos desse marco histórico na nossa profissão, no nosso ofício.

Kenzô Machida, apresentador da CNN Brasil, cobre os bastidores da política em Brasília e diz que viu a relação jornalista-fonte passar por um grande desafio durante a pandemia. Bastidores, informações e pautas eram passadas durante um café com a fonte. Existia até uma leitura gestual no contato. Com o isolamento, os contatos precisaram ser mais frios, digitalizados, pelo WhatsApp. Um desafio de confiança, inclusive. O termômetro num café, num bate-papo ou numa ligação é diferente. Foi preciso lidar com um novo tipo de apuração. 

Brunno Melo é âncora da CBN Brasília e viu a sua rotina mudar totalmente já em março de 2020. Com o trabalho remoto, o escritório virou estúdio e todo o trabalho precisou se adaptar.  Coisas “simples” como a conexão de internet se mostraram um grande desafio para uma equipe que agora trabalha totalmente a distância. Brunno também foi um grande destaque na campanha de vacinação no Distrito Federal. Corrigindo a comunicação falha do governo local, o apresentador viralizou constantemente com notícias sobre onde se vacinar, como e quem deveria ir. Um trabalho que lhe rendeu um crescimento e engajamento exponenciais nas suas redes sociais. 

Graziella Valenti é editora da Exame IN e conta que viu sua vida profissional e pessoal se unirem logo no início da pandemia. Rotina com os filhos, entrevistas, mercado, reunião de pauta, afazeres domésticos… tudo se misturou de uma forma que demorou um tempo para que ela se acostumasse. Graziella é uma entusiasta do trabalho remoto, mas sem perder de vista a importância da troca coletiva do presencial. Para ela, há experiências que você só pode ter com o olho no olho e que são essenciais no jornalismo. Um jornalismo com o qual  ela se preocupa em termos de agilidade. Atualmente, existem métricas de alcance que podem engolir o trabalho de aprofundamento da reportagem. Para Graziella, um ponto de atenção desse período é dosar o hard news com o jornalismo mais aprofundado.

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Bruno Aguiar é jornalista, sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.