Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Uso de telas aumenta em 17% para crianças de até 8 anos

Uso de telas aumenta em 17% para crianças de até 8 anos

O estudo realizado pela Common Sense Media, publicado pelo New York Times, aponta um aumento de 17% no uso geral de telas por crianças e pré-adolescentes entre os anos de 2019 e 2021.

É um crescimento mais rápido que nos 4 anos anteriores e está sendo atribuído ao aumento do uso das redes sociais (Snapchat, TikTok, Instagram e Facebook).

Quanto tempo eles gastam em frente as telas?

Entre os pré-adolescentes de 8 a 12 anos, o uso aumentou de 4 horas e 44 minutos para 5 horas e 33 minutos.

Entre os adolescentes de 13 a 18 anos, o uso passou de 7 horas e 22 minutos para 8 horas e 39 minutos.

Segundo o estudo, esses resultados são um reflexo das dificuldades enfrentadas pelas famílias em relação à escola, cuidados infantis e interação social durante a pandemia.

Gráfico com tempo gasto nas atividades desenvolvidas em frente as telas
Gráfico com tempo gasto nas atividades desenvolvidas em frente as telas

Como os pré-adolescentes usam a tecnologia?

64% – assistem a vídeos on-line todos os dias
65% – assistem a programas de TV todos os dias
38% – usam mídias sociais

O que fazer para mudar este cenário?

  • Estimular atividades esportivas, exercícios ao ar livre, entre outros.
  • Determinar regras para o uso de aparelhos eletrônicos.
  • Evitar que crianças e adolescentes façam uso de aparelhos eletrônicos isolados em seus quartos.
  • Não utilizar telas durante as refeições e desconectar, pelo menos, uma hora antes de dormir.
  • Alertar crianças e adolescentes sobre o uso excessivo e quais são os riscos para a sua saúde e desenvolvimento.
  • Usar brincadeiras lúdicas como desenhar, ler livros, brincar com jogos de tabuleiros.
  • Pedir para que os filhos desenvolvam uma lista de atividades que fariam caso não tivessem celular e propor que elas sejam executadas.

O uso de telas em excesso não é algo saudável e pode desenvolver ansiedade, depressão, déficit de atenção e até mesmo problemas visuais. E o mais importante: independentemente da quantidade de horas em frente a uma tela, esteja sempre atento(a) sobre o que crianças e adolescentes estão fazendo enquanto estão conectadas.

Compartilhe este conteúdo com pais e mães.

Leia o estudo completo aqui.

Leia também: Como educar meninos neste mundo machista?

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.