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Cultura de dados: o caminho para melhores decisões

Cultura de dados: o caminho para melhores decisões

Desde sempre, nós, empresários, somos desafiados a promover uma cultura organizacional sadia em nossas empresas. Ao nosso ver, a cultura é a forma como a organização conduz seus negócios e como trata seus clientes e parceiros. E, nisso, envolve não só valores, mas práticas, políticas e comportamentos que são reflexo da cultura.

Isso é correto, mas não é suficiente. É comum, por exemplo, que as grandes corporações valorizem mais um aspecto da cultura organizacional que é crucial para o funcionamento delas: a produção de dados. Estas empresas entendem a importância de estabelecer metas, definir indicadores e mensurar resultados para garantir sustentabilidade.

Não quer dizer que as médias e pequenas empresas não tenham se atentado a isso. Existe um crescimento da cultura de dados nos negócios de todos os tamanhos, mas muito impulsionado pelo compartilhamento de processos dessas grandes empresas que são referência em gestão. Vamos ver como a cultura de dados pode ajudar o seu negócio a crescer e a qualificar o relacionamento com seus parceiros e clientes?

Afinal, o que é cultura de dados?

Por definição, cultura de dados é uma série de comportamentos e processos que são estimulados em uma empresa para priorizar a produção de dados e o seu uso com o objetivo de aprimorar a tomada de decisões.

A equação é simples. Produção + interpretação dos dados = melhores decisões. E quem não quer qualificar a tomada de decisão em um negócio, não é mesmo? Com certeza, decidir por uma contratação/demissão, alocação de recursos, investimento, etc., é um desafio constante na vida de um empresário.

O que caracteriza uma empresa com uma forte cultura de dados?

A busca constante por aprimorar os processos de colheita desses dados e as formas de interpretá-los. Uma empresa data-driven (orientada para os dados) está sempre revisando metas, acompanhando os indicadores e analisando os resultados.  Também é muito importante cuidar da segurança do armazenamento dessas informações. 

O que a cultura de dados pode trazer de positivo para minha empresa?

Tanta coisa! Vamos lá… a principal delas é a tomada de decisões. Eu diria que essa é a consequência guarda-chuva, e todas as outras vêm a partir dela. Algumas delas são:

– Maior competitividade a partir do entendimento da performance da empresa e do mercado;

– Otimização dos processos;

– Economia nos custos;

– Colaboradores mais bem informados e orientados e, por consequência, maior produtividade;

– Melhores serviços e produtos para os clientes.

Tem mais! Na verdade, tudo que diz respeito à gestão da empresa se beneficia com a implementação de uma cultura de dados forte. São informações sobre seu negócio, sua equipe, seus clientes. A partir delas, os cenários ficam mais claros e você pode decidir por ações que tornem a empresa mais competitiva, mais acolhedora, mais eficiente na gestão, e por aí vai. 

Quais as dicas para começar a implementar a cultura de dados?

A primeira dica é “não vá com muita sede ao pote”. Comece com poucas metas e indicadores, e se dedique a uma área por vez até que todo o negócio possa ser mensurado.

Depois de definir quais áreas demandam mais dados, planeje definindo metas, indicadores e ações. Uma boa dica é estudar sobre OKR (Objectives and Key Results). Veja esse TED Talks do John Doerr, autor do livro “Avalie o que importa”, uma obra-referência sobre a metodologia OKR e necessária para quem quer entender mais sobre cultura de dados. 

Falar sobre OKR daria um novo artigo (pra não dizer, vários outros) e trarei o tema mais para frente. Por enquanto, a minha intenção é plantar uma sementinha, iniciar uma conversa, provocar a primeira inquietação. Espero ter conseguido. 

Leia também: A Importância do Propósito para as Marcas

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.