Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Maternidade e carreira: como equilibrar essa relação com qualidade de vida

Maternidade e carreira: como equilibrar essa relação com qualidade de vida

Conciliar a maternidade com a carreira, mesmo nos dias de hoje, continua sendo uma tarefa desafiadora para mulheres em todas as áreas profissionais. Uma pesquisa realizada pela revista Crescer, em 2019, ouviu 2.887 mulheres, das quais 94% já relatavam dificuldade para equilibrar essa relação. 

Entre as participantes, 64% disseram ter tido a carreira prejudicada. De um lado,  precisavam recusar novos projetos profissionais ou promoções para terem tempo para cuidar dos filhos. Do outro, projetos novos ou promoções não apareciam pelo fato de serem mães.

Com a pandemia da Covid-19, essa realidade foi ainda mais afetada, reduzindo o tempo de qualidade das mulheres com seus filhos e abolindo de suas agendas o tempo dedicado para o autocuidado. 

A pesquisa Woman in the Workplace 2021, publicada em janeiro de 2022 pela McKinsey e Leanln.Org, também revelou que 50% das mulheres que ocupavam cargos de gerência manifestaram sintomas de burnout persistente. Os dados mostram ainda que, uma em cada três mulheres pensou em largar ou alterar a carreira em razão do estresse.

Assim, além de paralisar a recolocação de mulheres no mercado de trabalho, a situação sanitária também impactou significativamente as suas carreiras, reduzindo a produtividade de muitas delas, que se viram forçadas a abandonar seus empregos ou desistir de suas ambições profissionais. 

Excesso de cobranças por resultados, sobrecarga com atividades domésticas, falta de empatia dos empregadores, rede de apoio escassa ou inexistente completam o pacote de situações que têm impactado diretamente a carreira de muitas mães nesse período de pandemia.

Será que é possível equilibrar os dois papéis, investindo nos próprios projetos e carreiras, assumir posições de liderança e manter as relações de qualidade com seus filhos nesse novo cenário? 

Talvez esse seja um dos questionamentos mais difíceis de responder quando o assunto é maternidade e carreira, mas o que eu e outras mães que conheço temos feito é tentar encontrar o equilíbrio na gestão de todos os nossos papéis.

Neste sentido, separei algumas dicas, com base na minha experiência e de outras mães para auxiliar outras mulheres a superar o momento de forma menos agressiva, cruel e desgastante.

Acalme o seu coração

Primeiramente, é preciso aprender a respeitar as suas limitações para trazer um pouco mais de leveza à sua trajetória profissional. Também é importante lidar com seus próprios preconceitos e cobranças, sempre procurando dosar o impacto das críticas que você faz à sua performance profissional. Mas como? Reduzindo o sentimento de culpa por termos deixado os bebês em casa para voltar a trabalhar ou de quando passamos do horário de pegá-los na escola por causa de uma reunião de trabalho, por exemplo, é um excelente ponto de partida, especialmente quando a mãe não tem uma rede de apoio com a qual possa contar.

Controle suas emoções diante das dificuldades

Durante a pandemia, não foram raras as situações de falta de empatia dos gestores e organizações presenciadas por mães no exercício das suas carreiras. Foi uma chuva de situações como a manutenção do nível de cobrança quanto à jornada de trabalho, à flexibilidade de agendas de reuniões, aos prazos de entrega das atividades e muitas outras coisas.

Se você percebeu que essa realidade tem impactado os seus resultados ou está refletindo na sua saúde emocional, é hora de procurar ajuda profissional de psicólogos ou psiquiatras. Outro caminho é a realização de atividades que te deem prazer, desabafar, chorar, ressignificar as suas formas de agir e de encontrar válvulas de escape para tentar dosar as suas emoções diante de tantos desafios. Tenha certeza de que no final tudo vai valer a pena. 

Procure ferramentas que te ensinem a fazer uma gestão do tempo adequada

Entenda que seu filho merece um tempo de qualidade tanto quanto seu cliente, seu chefe, sua organização. A vontade de crescer profissionalmente deve acompanhar o sonho de viver bem com seus filhos e com sua família. 

Saiba dizer não

Aprenda a definir prioridades diárias, impor limites para a realização das atividades em casa e no trabalho, a negociar prazos para execução das tarefas. 

Conforme mostrou o Gender-Equality Index (GEI), da Bloomberg, em seu balanço da equidade de gênero em empresas, houve um avanço na mentalidade das corporações, que estão se esforçando para reverter o quadro. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para a maternidade deixar de ser mal vista no mercado de trabalho. 

Na minha opinião, muitas organizações ainda não estão preparadas para promover ambientes inclusivos e acolhedores para mães colaboradoras. Por isso é tão importante falar sobre esse assunto e levantar reflexões para garantir às mulheres o apoio necessário para superar os desafios da maternidade na vida profissional.

Sim, são muitos desafios a serem vencidos para combinar o cuidado dos filhos com o exercício profissional. Nem sempre vai ser fácil seguir essas dicas, mas é hora de fazer as suas escolhas e tentar fazer dar certo, porque somos capazes de transformar essa realidade. 

Leia também: O futuro é feminino também no mercado de trabalho?

Para leitura: Não aguentamos mais: mulheres são as que mais sofrem com burnout na pandemia

Fernanda Matos é Assessora de Imprensa do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.