Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Onde estão os influenciadores que te influenciam?

Onde estão os influenciadores que te influenciam?

A @contente.vc recentemente fez um post que me chamou muito a atenção. Nele, elas informavam que, segundo um levantamento feito pela multinacional Nielsen, o Brasil bateu a marca de mais de 500 mil influenciadores digitais, número equivalente à quantidade de médicos registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2022.

Quando eu li a publicação, imediatamente pensei: o número parece grande, mas onde estão esses 500 mil influenciadores digitais entre as pessoas que eu mesmo identifico no meu perfil pessoal como pessoas que me influenciam? E nos perfis dos meus amigos, dos meus clientes, das pessoas que podem consumir o que eu vendo e o que os meus clientes vendem?

A pesquisa da Nielsen considera influenciadores aquelas pessoas com pelo menos 10 mil seguidores em uma rede social. Não vou questionar o critério, até mesmo porque eu acredito que o assunto aqui poderia render uma bela pesquisa acadêmica. Mas isso aqui é bem importante: dados trazidos em matéria da Exame mostram que 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem algum influenciador digital e outros 55% disseram já ter comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital. 

Contudo, a minha maior curiosidade no momento é a seguinte: os influenciadores digitais são apenas digitais ou carecem de validação das mídias que vieram antes para se consolidarem? Aquela sensação de que qualquer um pode fazer qualquer coisa a partir da Internet continua, foi domada, se adaptou? Os meios de comunicação tradicionais se impuseram e a Internet se moldou?

Sim, eu sei, são muitas reflexões que dariam até teses de mestrado e doutorado. Mas, longe de mim querer sair deste texto com uma resposta definitiva. Aqui, minha intenção é refletir junto com você. Então deixa eu apresentar a minha hipótese: eu acredito que os maiores e mais respeitados influenciadores digitais são sempre os validados pelos canais mais tradicionais de comunicação. E, por isso, aqueles que ainda estão “somente” na Internet buscam extrapolá-la como forma de se consolidar.

Jade Picon

Foto reprodução: Jade Picon

Não fosse assim, por que alguém como @jadepicon, que já tinha 13,5 milhões de seguidores no Instagram, entraria no BBB e, mais ainda, buscaria um papel numa novela global sem nunca sequer ter demonstrado qualquer interesse anterior pelo assunto? Veja o vídeo da influencer recebendo a notícia de que integrará o elenco da nova novela da Globo.

Maíra Azevedo

Uma das influenciadoras que eu sigo e mais gosto de acompanhar, a Maíra Azevedo (nas redes ela é a @tiamaoficial), fez outro dia um post sobre a despedida da Fátima Bernardes no programa Encontro e contou como acabou integrando o elenco da atração das manhãs da Globo. Ficou bem evidente, para mim, que a Internet deu a ela a oportunidade de furar a bolha e levar discussões muito relevantes para o mainstream. E isso a fortaleceu muito como influenciadora também.

Olhando de outra forma: quem precisa de quem? As mídias tradicionais parecem precisar dos influenciadores para se manter relevantes. Não à toa, gente muito conhecida na Internet tem sido convidada para apresentar programas de TV, como a @luaxavier, que integra o time da temporada atual do Saia Justa, no canal GNT.

Jojo Todynho

Outro bom exemplo: a @jojotodynho recebeu há poucos dias – e aceitou! – um convite ao vivo da Ana Maria Braga para ter um quadro fixo no seu programa na Globo. O sentimento que fica: a Jojô venceu! Mas ela já não havia vencido? Ela tem mais de 22,5 milhões de seguidores apenas no Instagram, faz campanhas para Gaultier, participa de semanas de moda em Paris…

Foto reprodução: Jojo Todynho no programa Mais Você

A cada parágrafo que escrevo, abro mais uma porta para outro e outro TCC… rs! Mas isso fica para outro momento. Com essas reflexões iniciais, eu quero mesmo é te provocar a refletir um pouco sobre duas questões: as suas próprias práticas de consumo de conteúdo e as práticas que o seu negócio tem adotado para chegar até os consumidores que deseja.

O quão influenciados nós temos sido por pessoas que estão só na Internet? O quanto somos influenciados por quem se consolidou fora da Internet e a usa como uma das formas de ser influente? Por que ainda é tão importante sair da Internet para ser forte na Internet?

Vou sair daqui com mais perguntas do que entrei, e espero que você também. Podemos continuar conversando sobre o assunto aqui e nos canais do Conversa nas redes, ok? Mande sua mensagem!

E, se você quer conhecer mais sobre o poder de uma estratégia de influência digital bem feita, nos procure e agende uma conversa. Tenho certeza de que podemos ajudar sua marca.

Leia também: Os 10 erros mais comumentes cometidos por marcas e influenciadores

Abraços!

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.