Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Link Building: assessoria de imprensa digital para ranquear sites

Share on linkedin

O trabalho do assessor de imprensa é prioritariamente gerar visibilidade espontânea para o seu assessorado. Sendo assim, a mídia tradicional se mostra como uma possibilidade dentro de um mar de opções digitais. Como o caso dos influenciadores digitais, como já falamos aqui. Assim, se olharmos para as ferramentas de busca como uma das maiores vitrines (em alguns casos a maior) para se estar, é parte do nosso trabalho encarar esses canais como espaços a serem ocupados e algumas informações sobre o assunto podem nos auxiliar nesse processo.

Já ouviu falar em Link Building? Em tradução livre, “construção de links” é um processo de SEO – otimização para motores de busca – que gera links para um site. Eles são importantes para aumentar a autoridade do domínio em ferramentas de busca como o Google. Caso venham de veículos de imprensa de grande alcance, a autoridade é ainda maior. Por conta disso, a assessoria de imprensa é hoje um grande aliado também ao SEO.

Como fazer os dois trabalhos simultaneamente?

Business Intelligence é um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios e pode contribuir na apuração e produção das informações que serão usadas posteriormente na assessoria de imprensa.

Durante esse processo é possível identificar quais são as palavras-chave e assuntos centrais que devem ser explorados de maneira mais agressiva nos conteúdos para a imprensa. Também é possível destacar pessoas e valores dentro da empresa.

É um grande desafio para o assessor de imprensa agregar conhecimentos de SEO na hora de definir, elaborar e executar as estratégias com a mídia, mas garanto uma coisa: vale a pena!

Aparecer não basta. É preciso conseguir o link

Ser citado em um grande portal já é motivo de comemoração. Mas para um assessor de imprensa com mentalidade de SEO, é preciso também conquistar o link dentro da reportagem. Acredite, se você conseguir com o veículo que o site e/ou redes sociais do cliente sejam linkados quando citado, fará a diferença no processo de SEO já que são os links um dos principais fatores de rankeamento.

Sabemos que muitos jornalistas não gostam de linkar as marcas em reportagens por considerarem isso publicidade. Enfrentamos essa resistência diariamente. Por outro lado, também é possível perceber que alguns jornalistas (geralmente os mais entendidos em SEO) são mais sensíveis a esses pedidos.

Também não podemos esquecer que tudo em assessoria de imprensa parte de negociações. Essa é apenas mais uma a ser incluída. Em todo caso, aqui vai outra dica. Em matérias mais leves, reportagens especiais e listas é possível perceber uma abertura maior para esse tipo de abordagem.

Estamos vivendo um momento de revolução na forma de fazer link building. Desapegue-se das velhas práticas e dê boas-vindas à assessoria de imprensa digital.

Descubra: 3 estratégias imprescindíveis para uma boa comunicação externa

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação, pesquisador em Comunicação Digital e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa