Contexto
Após mais de dois anos de resultados positivos na gestão das redes sociais do presidente do Gran Cursos Online, Gabriel Granjeiro, fomos desafiados a ampliar a força da presença digital da empresa por meio do gerenciamento das contas de Instagram de três integrantes do seu time: Anderson Ferreira, professor de AFO e coordenador do sistema Gran Questões; Vandré Amorim, professor de Direito Administrativo e coordenador das carreiras de Tribunais; e Aragonê Fernandes, professor de Direito Constitucional.
Objetivo
Além de ampliar a visibilidade da equipe, tínhamos o objetivo de aumentar sua relevância nas áreas que lecionam, associá-los ainda mais ao GCO e, consequentemente, atrair audiência para os produtos ofertados pela companhia.
Na etapa inicial do trabalho, desenvolvemos uma profunda análise do potencial e gargalos existentes nas redes de cada um deles para identificar oportunidades e pontos de atenção. Todos já produziam conteúdo de maneira autônoma e nosso primeiro passo foi alinhar as identidades verbal e visual em cada um dos perfis.
Em seguida, definimos a linha editorial que orientaria o conteúdo a ser trabalhado nas publicações. Tudo feito de forma cocriada e com total participação de cada professor, já que precisávamos respeitar as particularidades de cada um e expressar sua essência na rede social.
Aragonê Fernandes Vandré Amorim
Resultados
Os resultados vieram e, após um ano gerenciando estas contas, o Conversa recebeu a demanda de cuidar dos perfis de mais dois professores: o coordenador de carreiras fiscais e lenda do mundo dos concursos, Alexandre Meirelles; e a coordenadora das carreiras de Saúde, professora Fernanda Barboza.
- O professor Aragonê conseguiu ultrapassar a marca de 100 mil seguidores e a média de alcance de seus posts é superior a 40 mil.
- O número de seguidores do professor Vandré Amorim duplicou e já ultrapassa os 50 mil.
- O perfil do professor Anderson Ferreira, cuja área de atuação é mais restrita, cresceu 25% e já ultrapassa a marca de 25 mil seguidores.
- Todos os professores têm taxa de engajamento superior à média desejada, de acordo com ferramentas mundialmente utilizadas, como o Phlanx.
- A identidade visual de todos os professores tem contribuído para o reconhecimento de marca e disseminação do seu conteúdo.
- A constância das publicações e diversidade de conteúdos têm alavancado o crescimento de todos os perfis.