Como estimular o crescimento e engajamento do seu perfil no Instagram

- Em - Redes Sociais, RP.in

Na vida como social media, a gente aprende que, assim como as redes sociais não revelam exatamente como funcionam os algoritmos e fazem com que a gente viva em constante modo beta, também é possível acumular aprendizados e extrair boas práticas gerais que tendem a funcionar bem.

O que eu pretendo com esse texto é fazer exatamente isso, dando créditos a @heyeses, perfil que sigo e que me ajuda a entender melhor como funcionam os números do Instagram, a rede com a qual mais trabalho e aquela que, sem dúvidas, mais investe em inovação.

Assisti a algumas lives que ele realizou, inclusive com grandes nomes das redes sociais, como o Thiago Nigro e o Joel Jota. Alguns aprendizados foram extraídos delas e outros, do próprio perfil.

ENGAJAMENTO

Ocorre de 6 formas e tem importância de acordo com esta ordem:

1. Trocar mensagens no direct.

2. Tempo gasto na visualização do conteúdo.

3. Salvar post.

4. Compartilhar post.

5. Comentar post.

6. Curtir post.

Ou seja, tem mais valor o que não se vê. O resto é vaidade.

Saiba mais sobre engajamento e aprenda a calcular o seu AQUI.

CONTEÚDO

1. Postar diariamente aumenta suas chances de mais pessoas verem seu post.

2. Ter uma estratégia ajuda a pensar em longo prazo e te salva em momentos de menor criatividade ou exposição.

3. O conteúdo que mais importa é aquele que ajuda alguém a gerar valor para o que ela faz. 

4. Fazer o que todo mundo está fazendo até pode ajudar no curto prazo, mas nada substitui a autenticidade no longo prazo.

5. Postar para ganhar like ou seguidores não ajuda o engajamento. O que faz isso é postar conteúdos que interessem à sua base.

6. O item anterior é o que fará com que seus seguidores divulguem seu trabalho e, consequentemente, poderá aumentar o seu crescimento orgânico.

COMPARTILHAMENTO

1. O impacto de um post gera compartilhamento. Mas no longo prazo, ele  depende da consistência.

2. Ao expor sua fragilidade, você gera identificação e qualifica a conexão com seu público.

3. Siga pessoas que sejam realmente relevantes para você, que sejam inspiradoras e te ajudem a criar conexões para construir seu conteúdo.

4. Uma publicação com mensagem relevante e design simples tende a impactar mais do que uma com conteúdo menos relevante e design incrível.

AUTORIDADE

1. Você precisa demonstrar conhecimento na sua área, ter opinião e compartilhar seus valores e resultados.

2. Criar sua própria metodologia distingue você de outros criadores e ajuda a formar uma comunidade em torno do seu conteúdo.

3. Mostrar os bastidores do que você faz, sua vulnerabilidade e as pequenas vitórias do dia a dia são atitudes que aumentam a profundidade da conexão com seu público.

4. Conte quem você é em um destaque do seu perfil.

5. Use as caixas de pergunta para colher informações sobre o conteúdo que seu público deseja.

6. Vez ou outra, reposte publicações de quem valida seu conteúdo, para gerar prova social.

Você tem mais alguma dica? Compartilhe nos comentários e vamos trocar ideias!

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Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

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