Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

7 aplicativos gratuitos para você ser mais organizado e produtivo

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Na semana passada falamos sobre como o e-mail tem se tornado um grande acúmulo de lixo eletrônico e, por isso, acaba perdendo espaço para novas ferramentas de produtividade e organização profissional.

Além de serem mais produtivas, essas ferramentas estão inovando a Comunicação através da tecnologia. Por isso, no artigo desta semana, seguiremos no assunto e listaremos algumas dessas plataformas que te auxiliarão a ter uma comunicação corporativa mais eficiente, mais organização na execução de suas tarefas e, com isso, mais produtividade.

1 – Slack

O Slack se parece bastante com Messenger, WhatsApp, Telegram etc. Mas não se engane. Ele é muito mais que uma plataforma online de conversação. A troca de mensagens no Slack acontece em espaços conhecidos como Times, que geralmente têm o nome das empresas. Ele funciona como o macroambiente no qual todas as comunicações da empresa ou de um projeto acontecerão. E você, enquanto usuário, pode participar de mais de um Time: o da sua empresa, o de parceiros e de outros projetos. É possível, inclusive, criar subgrupos para uma empresa. Você pode dividir, por exemplo, uma organização por setores: administrativo, jurídico, comercial, produção etc. Assim, as conversas sobre cada área, com debates e decisões, estarão distribuídas de forma mais organizada.

Há outro detalhe que faz do Slack um grande fenômeno. É possível conectar a ele dezenas de aplicativos e serviços. Você pode, por exemplo, conectar seu Google Drive e compartilhar documentos com as pessoas de um canal ou, no caso do Twitter, definir que o canal de suporte técnico receberá sempre uma cópia de todas as mensagens direcionadas ao Twitter da empresa. Outra possibilidade é ligar o MailChimp para acompanhar as pessoas que se inscreveram ou saíram do seu mailing.

O Slack é gratuito e está disponível para iOS, Android, Windows e Microsoft.

2 – Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas bastante conhecida. A plataforma é muito versátil e pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário. Você pode utilizá-lo para organizar tarefas do trabalho, planos de viagens, estudos, entre muitos outros projetos.  Por se moldar aos objetivos de cada usuário, o Trello pode ser tanto usado por uma pessoa como para trabalhos em equipe. Em resumo: é o fim do post it.

O Trello é um site que pode ser acessado por, praticamente, todos os navegadores. Ele é totalmente em inglês e gratuito. Você também pode acessá-lo por meio de aplicativos do Google Play e do iTunes – e até mesmo no app de Windows 8 e de Kindle Fire.

Primeiramente, é preciso entender o layout do Trello e como é a disposição das informações no serviço. O seu cadastro é composto por diferentes “Boards”, que são quadros que reúnem diversas listas e informações. Logo ao fazer o login no site, você se depara com todos os “Boards” dos quais faz parte, podendo criar mais alguns.

Acesse o Trello aqui.

3 – Asana

Asana é uma plataforma online e gratuita de gerenciamento de tarefas colaborativa. É possível criar e administrar trabalhos, convidar amigos para formar um grupo de colaboração e controlar tudo por meio de quadros e colunas capazes de dividir as tarefas de forma organizada e prática. Funciona no modo web e no formato de aplicativo para Android e iOS.

O sistema do Asana dispõe uma interface totalmente limpa e intuitiva. O objetivo do programa é ser rápido, acessível e eliminar o trabalho de ter que organizar tarefas. Ou seja, elimina a perda de tempo que se vê em grandes projetos com tarefas de rotina que demandam muito tempo, além de locomoção, como a produção de planilhas e agendamento de reuniões. Com uma interface simples e intuitiva, o usuário pode delegar tarefas, estipular prazos, seguir ou não projetos e tarefas específicas, tudo isso sustentado por relatórios detalhados.

4 – Brewster

Brewster é um aplicativo voltado para quem precisa reunir diversas informações sobre todos os contatos. Dessa forma, ele funciona como uma espécie de agenda eletrônica digital, resumindo os dados dos seus amigos.

É possível sincronizar o software com vários serviços diferentes, como o Facebook e o Twitter. Além disso, também há a possibilidade de usar Gmail, LinkedIn, Foursquare e os contatos do próprio smartphone. Ele ainda encontra contatos duplicados e ajuda você a conferir sempre os dados mais recentes de todas as pessoas da sua lista.

Disponível para Android e iOS.

5 – Do.com

Suas reuniões de trabalho não precisam ser improdutivas. Esta ferramenta organiza todas as suas pautas e fica de olho em quanto tempo cada assunto está ocupando. É possível gerenciar um calendário de reuniões e inserir detalhes de decisões tomadas em todos os encontros profissionais que você tem.

Disponível para iOS, OS X e versão Web.

6 – Doodle

Pedro pediu uma reunião para segunda-feira, 9h. Paula só pode à tarde, Cristiano sugeriu terça e outras três pessoas estão aguardando alguma definição. O Doodle é um serviço que vem exatamente para acabar com isso. Ele traz uma maneira de agendar eventos de todo o tipo de forma muito mais descomplicada, já que, no lugar de precisar perguntar a data pessoalmente para cada um, tudo o que você precisa fazer é criar um evento, enviar para os convidados e deixar que eles escolham quando é melhor, na forma de enquete.

Disponível para Android, iOS e versão Web.

7 – Get Sh*t Done!

Já imaginou se suas tarefas fossem apresentadas como um trailer de filme? “Uma pessoa, uma missão, 2 horas”. Bom, esse é o Get Sh*t Done!. Ele também usa frases motivacionais e provocativas como “Procrastinação é para franguinhos” ou “Heróis também precisam de descanso”.

Além disso, um cronômetro faz contagem regressiva até que a tarefa seja realizada. Para os mais ansiosos isso pode ser meio aflitivo, como quando nos filmes alguém precisa desarmar uma bomba-relógio. Também é possível programar punições ou recompensas, o que serve de grande incentivo.

O aplicativo está em inglês e só disponível para Android.

Espero que estas dicas sejam úteis e possam deixar o seu trabalho mais organizado, sua comunicação mais eficiente e, no que depender da última dica, até mais emocionante.

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Bruno Aguiar é gestor de Comunicação e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa