Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

As 5 macro tendências da comunicação empresarial para 2018

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O ano novo chegou e, com ele, novas metas empresariais. A Comunicação da sua empresa já está organizada e alinhada à sua estratégia para 2018? É hora de tomar decisões e garantir que os resultados deste ano sejam melhores que os do ano passado e não há uma receita padronizada para isso.

Cada empresa, inserida em seu ramo de atividade e em um contexto específico, demanda ações personalizadas, mas podemos adiantar algumas tendências para 2018.

Multiplicidade de canais e formatos

Dizer que o digital é o principal formato de comunicação com os públicos de uma empresa é uma afirmação óbvia. A questão é que as organizações precisam diversificar ainda mais os canais digitais de comunicação com o seu público e entregar formatos personalizados para cada canal.

Vídeo continua como o formato mais visualizado pelos usuários de redes sociais e também com maior alcance. Até 2019, vídeos serão 80% do tráfego na internet, segundo pesquisa da Cisco. Invista em ações que valorizem esse formato: vídeos produzidos, stories (histórias), lives.

No entanto, outros recursos digitais precisam estar no radar das empresas: SEO (estratégias para melhorar ranqueamento), ações para mobile, atendimento digital, comunicação geolocalizada.

Comunicação que gera impacto na comunidade

A comunicação é uma atividade-meio em uma empresa, mas ela pode auxiliar na promoção de ações que gerem impacto na comunidade onde aquela organização está inserida. As grandes empresas já entendem isso, mas é preciso que as pequenas e médias criem (ou até patrocinem) uma agenda que promova impacto social, ambiental, etc. A comunicação deve servir para além da promoção dos serviços e dos resultados da empresa.


Mais uma vez, para não esquecer: gere impacto, contribua para uma sociedade melhor, mas é importante que essas ações façam parte de um programa, sejam constantes, e estimulem a construção de uma rede de colaboradores. A partir daí, comunique essas ações e agregue valor à sua marca.

Conteúdo além do institucional

Produzir conteúdo sobre serviços, ações, programas, resultados da empresa é importante, mas cresce a necessidade das organizações “entregarem” informações que transcendam o institucional.

Para 2018, as empresas precisam investir em produção de conteúdo que compartilhe conhecimento e que sejam de utilidade para seus públicos. Isso pode ser feito por meio de porta-vozes com artigos de opinião, artigos para blog, newsletters, posts em redes sociais (e por aí vai), ou por meio da produção de pesquisas/estudos que compilem informações úteis para seus públicos e que sejam distribuídas nos canais da empresa.

Comunicação Interna: invista no gestor

Já falei sobre isso em outro artigo e citei uma pesquisa da SocialBase que traz o gestor de comunicação interna como o principal canal para as ações de comunicação interna. Apesar do estudo revelar tendências de 2017, a comunicação face a face com o gestor em cargo de liderança continua sendo uma boa aposta para este ano, aliada a estratégias de tornar a comunicação interna mais digital, imediata e com maior eficácia de retorno para a empresa e seus funcionários.

Veja os dados de 2017: nas pequenas empresas, o aumento da comunicação face a face é a principal tendência, visto que gestor imediato (45%), colegas multiplicadores (42%) e alta liderança (36%) estão entre as iniciativas mais intensificadas em 2017; as médias empresas seguem a tendência, e na sequência das intensificações dos canais vêm intranet (45%), e-mail e rede social corporativa (33%).

Nas grandes, o face a face também ganhará relevância em 2017 e essa abordagem será intensificada na comunicação por gestor imediato (62%), alta liderança (59%) e colegas multiplicadores (58%). Neste público, a intranet também será bastante fortalecida (62%). Ainda merecem destaque a rede social corporativa (39%) e a newsletter/revista digital (37%).

Assessoria de Imprensa < Relações Públicas

Este ano ainda não veremos o fim da assessoria de imprensa (e nem acredito que isso vá acontecer um dia), mas estamos caminhando para um modelo mais aberto e que abarca não apenas a mídia tradicional, mas outros atores importantes na disseminação de notícias/informações. São os usuários-mídia ou, como muitos chamam, os influenciadores digitais.

No entanto, é bom ressaltar que influenciador digital não é sinônimo de celebridade. É claro que muitas celebridades são influenciadoras, e muitos influenciadores viraram celebridades, mas o crucial para uma organização é encontrar quem são as pessoas que influenciam o seu público, e elas podem estar bem longe dos holofotes do show business.

Neste contexto, é importante para as empresas reavaliar suas estratégias tradicionais de assessoria de imprensa e partir para um escopo de trabalho que atenda mais à gestão de relações públicas.

Uma dica para inovar em sua comunicação empresarial é criar um plano de ações que encontre um equilíbrio entre os verbos “divulgar, vender, promover” e “entregar, estimular, impactar, dividir”.

Ao longo das próximas semanas, trarei mais informações sobre cada tendência em detalhe, dando dicas de evoluir e por em prática cada uma dessas tendências. Até lá!

Quer começar o ano quando um novo direcionamento de comunicação para a sua empresa? Entre em contato conosco! As melhores ideias surgem de uma boa conversa.

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Kadydja Albuquerque é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.