Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como a produção de conteúdo impacta os resultados do seu negócio?

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A Rock Content, uma dos maiores hubs de produção de conteúdo do Brasil, acaba de lançar mais uma edição do seu relatório sobre as tendências sobre marketing de conteúdo, ferramenta fundamental para quem não quer ficar à margem do mercado e acredita em dois princípios:

1) relevância se conquista com relacionamento;.
2) um bom relacionamento com clientes e potenciais clientes não pode dispensar o diálogo e troca de informações úteis e de qualidade.

O “Content Trends – tendências do marketing de conteúdo 2018” foi elaborado a partir das respostas a um questionário dadas por mais de 3.000 pessoas em todo o país, integrantes de empresas que já utilizam ou não o MKT de Conteúdo como ferramenta. Como ele traz muitos dados, resolvi extrair insights interessantes que podem ser utilizados pela sua empresa para expandir seus negócios. Vem comigo!

1. Quem usa

A adoção de estratégias de MKT de Conteúdo vem crescendo com o passar dos anos e, entre 2015 e 2018, passou de 67,2% para 73%. Entre os que ainda não fazem uso ainda da ferramenta, 61,8% dizem que têm a pretensão de utilizá-la.

Ou seja, se você não investir o quanto antes em MKT de Conteúdo, em breve estará isolado no mercado e terá que se esforçar muito mais para correr atrás do prejuízo.

2. Para quê?

Ok, você entendeu que o MKT é uma tendência real (e irreversível). Mas o que fazer com ele? Descomplicando, pense sempre em gerar conteúdo relevante com 3 objetivos centrais: atrair, converter e reter clientes.

Você pode fazer isso de diversas formas, sempre a partir da produção de conteúdo autoral. E quanto mais conteúdo multimídia, melhor! Invista em textos, fotografias, vídeos, infográficos, GIFs, podcasts, e-books, redes sociais… mas não se esqueça de mirar no alvo certo.

De nada adianta produzir tudo isso se seu público prefere ou está mais interessado em um ou outro formato. Concentre esforços no que interessa.

Olha só esses dados sobre empresas que adotam o MKT de Conteúdo:

– 58,8% sabem quantos visitantes mensais recebem em seus canais;
– 43,0% conhecem quantos leads (registro de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço) são gerados mensalmente;
– O MKT de Conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads para as empresas que o adotam.

3. O que isso significa?

Quando você gera relacionamento no ambiente digital, a extração de dados pode ser tão poderosa que você conseguirá oferecer ao seu cliente ou potencial cliente produtos pelos quais ele realmente se interessa.

Uma conclusão bem interessante: empresas que produzem mais de 13 conteúdos por mês conquistam até 1,8 vezes mais visitas do que as que realizam menos publicações. Além disso, possuir um blog é básico. As que usam a ferramenta recebem, em média, 2 vezes mais visitas do que as que não usam.

4. Redes Sociais

Sim, elas merecem um tópico exclusivo. Apesar de o algoritmo do Facebook exigir investimentos cada vez mais maiores para que as postagens alcancem as pessoas, ele continua sendo a rede em que as empresas estão mais presentes. 97,7% dos pesquisados disseram estar lá.

A rede de fotografias e vídeos Instagram aparece em segundo lugar (80,8%), a rede profissional LinkedIn em terceiro (61,3%) e o YouTube, segundo motor de busca mais utilizado no mundo inteiro – atrás apenas do Google -, aparece em quarta posição (51,9%).

5. Hábitos de consumo

– 98,9% consomem conteúdos de forma online;
– 89,5% acessam esses conteúdos por meio do smartphones;
– 86,7% utilizam a busca orgânica no Google para encontrar conteúdos e informações;
– 74,6% preferem consumir conteúdos por posts nas redes sociais.

Aqui, os dados falam por si e a imagem abaixo é uma das que você precisa colar na sala para nunca esquecer. Acredito, inclusive, que ela vale um artigo por si só. O que você acha?

Há muito mais dados e insights possíveis dentro do Relatório da Rock Content. Ele é realmente riquíssimo. Recomendo fortemente a leitura e quero trocar ideias com você sobre o assunto. Deixe seu comentário e vamos conversar!

Leia também: Por que revisão de conteúdo é tão importante para as publicações de uma empresa?

Descubra: Conteúdo para bombar nos stories

Abraços,

Rodrigo Rocha
Especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações sócio do Conversa