Não leve o título deste artigo ao pé da letra. Encare-o como um mindset necessário: sem o seu envolvimento, a presença do seu negócio nas mídias sociais não é tudo o que ela pode ser. Melhor assim? Então vamos lá.
No dia a dia, eu trabalho na gestão de diversos perfis de clientes do Conversa em mídias como Instagram, Facebook e LinkedIn. Em todas elas, quanto maior é o envolvimento do cliente na definição do planejamento e produção de conteúdo, maior é o engajamento das pessoas em torno das conversas que queremos provocar.
“Ah, Rodrigo, mas isso é óbvio!”
Sim, é. Todavia, é muito — mas muito comum — que uma organização contrate uma agência pensando que vai se livrar da tarefa de pensar sobre suas mídias sociais. Não vai! Pelo menos não se quiser explorar todo o potencial da mídia.
Algumas táticas são essenciais para quem deseja ter sucesso nesta área e, neste post, vamos dar algumas dicas do que você, cliente, precisa fazer para impulsionar seu desempenho no ambiente digital.
1. Ofereça inputs para a agência
Uma das principais estratégias para se tornar relevante em qualquer mídia social é produzir conteúdo autoral. O insumo de informações que você envia para a agência pode ser a virada necessária entre um post morno e algo realmente relevante para seu público, afinal, ninguém sabe mais sobre seu negócio do que você mesmo.
Especialmente em empresas que não possuem profissionais de comunicação em seu quadro, é muito comum que excelentes oportunidades de geração de conteúdo se percam porque o time não soube identificar que determinado fato ou agenda eram importantes para a Comunicação.
Uma boa solução para isso é reservar um momento na semana para discutir a pauta com a equipe, mostrar o que vai acontecer na agenda do negócio (e na dos seus integrantes). Esse insumo é essencial para que a agência produza um bom planejamento, exequível e diversificado.
2. Discuta o planejamento
Uma excelente maneira de manter a sua mídia social pulsante é se envolver na sua gestão desde a etapa de planejamento. É comum que os gestores não encontrem tempo para isso, mas criar uma rotina de discussão do que está sendo planejado faz toda a diferença nos resultados.
O que está acontecendo no seu negócio? Quais as suas próximas metas comerciais? Que assuntos devem ser abordados esta semana, este mês? Por quê? Depois de oferecer essas informações à agência, ela vai apresentar a você um planejamento de publicações.
Reserve um tempo para avaliá-lo, questione, mostre o que sente e pensa a respeito dele. Somado à técnica dos especialistas, a sua avaliação e sentimento sobre o planejamento fazem com a agência incorpore cada vez mais personalidade ao conteúdo, aproximando cada post dos reais valores do seu negócio.
3. Participe da produção de conteúdo
As pessoas seguem empresas, obviamente, mas elas seguem, sobretudo, pessoas. O seu negócio precisa ser humanizado para chegar ao coração dos seguidores e, para alcançar este objetivo, nada substitui a humanização do conteúdo.
Se você tem uma clínica, por exemplo, é importante que os médicos apareçam nas publicações e interajam com os seguidores. Se você tem uma escola, seus professores podem ser excelentes produtores de conteúdo. Quem está nas mídias sociais quer conversar com pessoas. Parta desse princípio e envolva sua equipe na geração de conteúdo.
A fórmula exata de sucesso não existe, mas incorporar essas práticas à gestão da sua mídia certamente fará com que ela seja mais relevante para as pessoas com quem você deseja conversar.
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Rodrigo Rocha é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa