Com mais de 1,5 bilhão de usuários, o serviço de e-mails do Google comemora 15 anos lançando a funcionalidade mais aguardada entre os seus clientes: o agendamento de e-mails. O anúncio foi feito no último dia primeiro de abril, mas não é mentira. Como já falamos em outro artigo, o e-mail tem perdido espaço para outras plataformas de Comunicação Digital e muitos acreditam no seu fim para o meio corporativo. Leia mais sobre o assunto aqui. O agendamento de e-mails é um pedido antigo e uma tentativa do Gmail de dar sobrevida ao recurso.
A nova função já começou a ser implantada e, em breve, todos os usuários poderão usufruir da nova ferramenta que dará sugestões como “amanhã de manhã” ou “terça-feira” na hora de agendar as mensagens. Segundo a empresa, a nova função visa ajudar a separar o momento do lazer do trabalho, evitando responder e-mails tarde da noite, por exemplo.
Inteligência artificial
Além disso, o Gmail também receberá uma expansão do sistema Smart Compose, onde uma inteligência artificial do serviço identificava frases e palavras padrão e sugeria textos na hora de escrever e-mails para tornar o processo mais rápido. Antes restrito ao inglês, ele agora terá versões em português, espanhol, italiano e francês.
O Google anunciou também que o sistema foi aprimorado, e que reconhecerá estilo de escrita e usos de expressões, além de interpretar o texto para sugerir o assunto relevante nele. A compatibilidade com o Gmail para iOS chega em breve, promete o Google.
O Smart Compose ajuda a economizar mais de um bilhão de caracteres por semana. A ferramenta também incorpora sugestões de títulos para e-mails e saudações personalizada para cada usuário. Em alguns momentos podem te irritar propondo palavras que você não deseja utilizar. Mas, em geral, é mais útil do que inútil.
Mensagens dinâmicas
O Gmail agora é compatível também com o AMP for Email e, com isso, passa a suportar mensagens dinâmicas. Assim, o usuário poderá confirmar presença em um em evento ou preencher um questionário, por exemplo, sem sair do e-mail.
Ainda existe uma notícia ruim entre as novidades: desde terça-feira, 2 de abril, o Inbox by Gmail deixa de existir. O serviço de correio eletrônico do Google era um aplicativo que reunia funções além do Gmail, como o agrupamento de assuntos semelhantes, destaque de informações sobre viagens, prévia de documentos e imagens e outros.
Você não poderá acessá-lo na web nem no celular; o aplicativo para Android já foi removido da Play Store. Seus principais recursos foram migrados para o Gmail, mas não todos. A rede social Google+ também foi finalizada no último dia 2.
Leia também: O e-mail está morrendo com o avanço da Comunicação Digital?
Bruno Aguiar é pesquisador em Comunicação Digital e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa