A tecnologia resolve muitos problemas práticos e facilita o relacionamento da sua empresa com clientes, potenciais clientes, parceiros e fornecedores. Mas ela jamais será capaz de trazer 100% dos retornos que o olho no olho é capaz de alcançar.
Mais confiança – e até uma certa intimidade – são alguns dos benefícios do contato presencial proporcionado por um bom evento. Se ele for associado a uma estratégia de comunicação bem feita, melhor ainda.
O que você pode esperar de um evento corporativo? Depende do seu objetivo. De modo geral, ele serve para:
– Projetar e reforçar a imagem de credibilidade da organização;
– Dar visibilidade a temas de interesse;
– Pautar a imprensa e influenciadores;
– Cativar clientes e fidelizá-los;
– Melhorar o relacionamento da empresa com seus parceiros e fornecedores; e
– Promover a integração entre os colaboradores da organização.
Por onde começar
Local, convite, decoração, infraestrutura, buffet, atrações, brindes…. Organizar um evento pode dar muito trabalho, mas nenhuma dessas coisas é mais importante do que a resposta à seguinte pergunta: qual o propósito do evento que quero realizar?
Isso pode, em princípio, parecer óbvio. Mas, somente após o exercício de descrever o que se quer como resultado e que será possível dimensionar corretamente cada item necessário.
Para ajudá-lo a tirar o melhor proveito do seu próximo evento, separei algumas dicas essenciais e exemplos do que fazer a partir do seu objetivo.
Fortalecer laços com clientes
Tão importante quanto conseguir clientes novos é manter os que você já possui, certo? Por isso, ao convidá-los para um evento, certifique-se de que eles não apenas serão expostos às novidades que você pretende apresentar, mas também serão reconhecidos como parte do sucesso da sua empresa.
O que fazer? Clientes antigos recebem um bônus para usar o novo serviço e sua empresa pode mostrar a experiência e seus resultados.
Ampliar o networking
Gerar novos negócios, formatar parcerias e desenvolver projetos são, sem dúvida, excelentes frutos a serem colhidos a partir da realização de um evento. Pense em como proporcionar essas oportunidades, crie situações que estimulem a interação e use o momento para prospectar.
O que fazer? Promover uma rodada de apresentações pode ser uma oportunidade para que desconhecidos se tornem parceiros.
Gerar leads para conversão futura
Você não necessariamente conseguirá vender seu produto num evento, mas ele é uma excelente oportunidade para gerar leads, ou seja, para captar contatos, compreender interesses e, a partir daí, construir uma relação que possa se converter em vendas reais num momento posterior.
O que fazer? Se você estiver realizando um curso, colete dados dos participantes e informações sobre seus interesses. Eles serão o insumo necessário para abordagens futuras.
Motivar seus colaboradores
Manter um time unido, engajado e disposto é um desafio para qualquer empresa. Eventos de integração – formais ou mais descontraídos – trazem a sensação de pertencimento e importância que todo mundo gosta de sentir em seu ambiente de trabalho.
O que fazer? Promova rodadas de apresentação e brainstorm entre setores seguidas de um bom happy hour.
Por fim (este artigo já ficou grande demais! rs), seja visto e lembrado
Muitas vezes os empresários e executivos ficam tão concentrados em sua atividade que esquecem de mostrar o que estão fazendo. Isso pode ser perigoso porque, ainda que você seja o melhor no seu ramo, é possível que haja gente da concorrência captando seus clientes apenas por se mostrar mais. Pense nisso e não perca tempo!
O que fazer? Com as mensagens definidas, o suporte de uma assessoria especializada pode fazer toda a diferença entre um evento de sucesso e um fiasco. Profissionais da área serão capazes de identificar todas as necessidades e dimensionar cada pedaço do seu evento, otimizando resultados e custos, e permitindo que você se concentre no seu business, sem distrações.
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Aqui no Conversa a gente tem um time pronto para ajudar você a planejar, organizar, executar e comunicar o seu evento. Fale com a gente!
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Rodrigo Rocha
Especialista em Cibercultura e Gestão da Comunicação nas Organizações, e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa