Na hora de dar um feedback, muitos gestores cometem erros que podem prejudicar a relação com o funcionário. Em muitas ocasiões, é possível evitar essa situação, basta seguir algumas dicas de como utilizar a comunicação clara para que o feedback seja eficaz.
1. Demonstre interesse pela vida da pessoa fora do trabalho
Cultivar um relacionamento com o colaborador é uma base importante para que ele receba um feedback de forma mais positiva. Interesse-se pela vida do colaborador fora do ambiente de trabalho, mostrando que você o vê como um indivíduo. Faça perguntas sobre sua vida pessoal sempre que o encontrar, mostre um interesse genuíno. Mesmo que isso tome um pouco do seu tempo, a conexão que é estabelecida vale muito a pena.
2.Fique atento aos pedidos de atenção
Eles podem vir de todas as formas: perguntas, gestos, olhar, toque. Dê atenção até aos pedidos mais sutis. Muitos de nós negligenciamos esses pedidos porque há uma tendência de dar menos atenção a deixas sociais de pessoas sobre as quais exercemos autoridade. Não se esqueça de que esse também é um passo para construir conexão com o colaborador.
3. Elogie sempre que possível
Segundo Gottman e Joan DeClaire, em seu livro “Relacionamentos: 5 passos para uma vida mais feliz na família, no trabalho e no amor”, em uma relação bem-sucedida, a proporção entre interações positivas é 5:1. Sempre que possível, elogie o trabalho do seu colaborador e faça isso de forma sincera e com gratidão. Evite fazer um elogio para depois trazer um feedback negativo. Deixe cada um para seu momento.
4. Prepare o cenário
De acordo com Ed Batista no livro “A arte de dar feedback”, muitos líderes negligenciam o ambiente em que é dado o feedback ao colaborador. Em tempos de trabalho remoto, isso pode ser ainda mais agravado.
Seguem algumas dicas que o autor dá para preparar o momento de feedback:
- marque deliberadamente uma sessão de feedback: o começo ou o final do dia são momentos ideais, pois as pessoas estão menos envolvidas com as tarefas;
- pense no tempo da conversa se ela correr bem, mas também se correr mal. Não dá para cortar a comunicação porque você tem outro compromisso;
- escolha um lugar menos opressivo, como uma sala de reunião, um café ou até ao ar livre;
- procure sentar próximo ao seu funcionário, no mesmo lado da mesa.
5. Concentre-se em fatos e não em suposições
Essa é uma das bases da comunicação assertiva, que deve ser empregada na hora de dar um feedback. Um grande caminho a ser evitado é querer dar um feedback que não seja objetivo e provoque a sensação no outro de que você está sendo injusto. Segundo Ed Batista, o feedback “deve abordar objetivos e metas que vocês estabeleceram juntos no começo do ano”.
6. Emoções podem ser positivas ou negativas na hora da conversa
Saber administrar as emoções faz diferença na hora do feedback. Nem 8 e nem 80. Coloque-as no lugar em que precisam estar. Você deve evitar uma conversa fria, mas também um papo extremamente emotivo pode provocar reações defensivas ou hostis. É importante identificar o quanto a outra pessoa está aberta às suas emoções e deixar fluir.
7.Repita com periodicidade
Estabeleça uma cultura de feedback periódico em sua empresa. Não adianta achar que criar um momento de feedback uma vez por ano vai construir uma comunicação eficaz com seu colaborador. Estruture feedbacks periódicos (sugiro, pelo menos, duas vezes ao ano), mas também não se esqueça dos feedbacks diários ou sempre que surgir oportunidade. Você e seus colaboradores vão se acostumando com essa prática e você vai aperfeiçoando a sua técnica.
É sobre conexão. Não se constrói uma cultura de pessoas em um ambiente de trabalho sem, de fato, encará-las como indivíduos e estar sempre atento às suas demandas e ao seu desempenho.
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Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada