O Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, somando uma média de 3 horas e 42 minutos no dia e mais de 150 milhões de usuários conectados. Não dá para negar a necessidade de estar no mundo digital atualmente.
Mas, você já parou para pensar em quais são as vantagens que a sua marca tem ao estar nas redes sociais? Você aproveita essas vantagens realmente ou está nas redes apenas cumprindo tabela? Conheça algumas delas:
1. Construção de narrativas
A sua marca está nas redes sociais mesmo que você não tenha um perfil por lá. Portanto, já que vão falar de você de qualquer forma, é melhor que você esteja no ambiente, certo? Assim, será possível participar das conversas e construir narrativas que interessam.
2. As redes são um ótimo termômetro
Você consegue acompanhar o que está sendo dito em tempo real, antecipar-se a crises, explorar melhor o que está repercutindo bem e medir a temperatura da relação das pessoas com a sua marca.
3. Mais intimidade com o público
Nas redes sociais não há intermediários entre a sua marca e os clientes (ou potenciais clientes). Por isso, elas são o espaço ideal para criar conexões fortes, conversas verdadeiras e próximas.
4. Menos investimento e mais controle de resultados
Criar campanhas nas redes sociais é mais barato do que investir na mídia tradicional (TV, revistas e outdoors, por exemplo). Além disso, no digital é possível direcionar cada peça para o perfil específico de público e medir resultados com extrema precisão.
5. Aperfeiçoamento de produtos e serviços
Nas redes, o consumidor oferece feedback gratuito e espontâneo. Isso permite que você saiba exatamente o que pode ser melhorado em cada produto ou serviço que oferece.
6. Venda direta de produtos
Redes como o Instagram têm aperfeiçoado muito as formas de vender e comprar produtos em poucos cliques. Você pode ter uma loja on-line de forma simples, captar leads para vendas futuras e combinar isso com uma boa estratégia de remarketing.
E aí? Que outras vantagens de estar nas redes você enxerga para uma marca? Me conte nos comentários e vamos conversar! 😉
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Rodrigo Rocha é sócio e jornalista no Conversa Estratégias de Comunicação Integrada