Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como Britney Spears foge dos padrões do Instagram

Como Britney Spears foge dos padrões do Instagram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Existe uma maneira correta de usar o Instagram? Pessoas com um grande número de seguidores devem utilizar a rede como uma vitrine ou um “negócio” para a venda de publis e lucrar com publicações no feed e stories? 

Existem diversas maneiras com as quais a rede social pode ser trabalhada por seus usuários, mas uma em específico me chama a atenção. A forma como Britney alimenta o seu perfil foge totalmente do padrão que estamos acostumados a ver celebridades usando: absolutamente sem filtros. E é sobre isso que vou falar neste artigo.

Se você não sabe (o que acho difícil), Britney Spears é uma cantora pop conhecida mundialmente e que tem dado o que falar com as publicações em seu Instagram. Você deve ter visto o nome da cantora em vários lugares, há pouco tempo, devido ao movimento #FreeBritney, que visava dar força ao processo para encerrar a tutela que Britney enfrentava há 13 anos. Você pode entender mais sobre o movimento lendo esse artigo

Mas por que o Instagram da cantora foge dos padrões? 

Para começar, as publicações são feitas de forma desorganizada e Britney não utiliza fotos com edições ou segue uma estética em suas publicações, para deixar o seu feed “perfeito” e visualmente agradável. 

Os conteúdos publicados variam entre a cantora dançando ou fazendo desfile enquanto experimenta roupas, ou conteúdos aleatórios que a cantora gosta de consumir. Além disso, ela utiliza a sua rede para postar fotos com nudez, em que apenas usa emojis escondendo suas partes íntimas. Nos comentários, são diversos os usuários que perguntam se está tudo bem e sugerem que a cantora precisa de ajuda. Mas, será? 

“Britney esteve sob a tutela do pai por 13 anos”

Imagina que você está sob uma tutela e não possui controle algum sobre a sua vida pessoal ou profissional, incluindo todas as suas finanças. Com isso, a única forma que você se encontra para se expressar é através das redes sociais. Você continuaria usando a rede social para fazer publis, sabendo que esse lucro não vai direto para você? Você continuaria com publicações como se tudo estivesse tudo bem? Ou você tentaria, de alguma forma, mostrar para as pessoas a sua realidade e expressar o que você sente através dos conteúdos publicados?

O Instagram da cantora foi essencial para o movimento #FreeBritney

Durante a tutela, Britney usou o seu Instagram para mostrar de forma subliminar, o quanto ela se sentia presa. Isso gerou o Britney’s Gram, um podcast em que duas fãs faziam análises de suas publicações. Esse podcast foi fundamental para o movimento #FreeBritney ganhar força.

Após o #FreeBritney, a cantora utilizou o seu Instagram para contar para as pessoas a sua verdade. O que, de fato, aconteceu durante a tutela. Diversas foram as publicações referentes a isso: os momentos em que fingiu estar bem, as desavenças com sua irmã e mãe que não a apoiaram nesse momento, que seu pai fazia comentários sobre o corpo dela, a chamando de gorda. 

Britney aproveita a plataforma para mostrar quem ela realmente é 

A cantora também já utilizou o seu Instagram para publicar vídeos engraçados e sobre seus hobbies e que são replicados até hoje por diversas pessoas que amam o mundo pop. Alguns deles são imitando o pica-pau, andando de patinete, desenhando um quadro (que depois foi leiloado para ajudar pessoas em um atentado ocorrido em Las Vegas). Acompanhando o trabalho de Britney desde 2003, acredito que essa é uma forma dela mostrar um lado que muitos não conseguem ver: o de que ela é uma pessoa normal e a fama foi apenas uma consequência do seu trabalho. 

Vídeo do filho de Britney assustando a cantora. O vídeo foi publicado por ela em seu Instagram.

Digo isso, pois acompanho Britney através de flagras de paparazzis, documentários e ela sempre se demonstrou ser essa pessoa que não gosta de usar a fama a seu favor. Britney nunca foi uma pessoa que se produz quando sai na rua, com o cabelo impecável, maquiagem feita e roupas escolhidas por um stylist. E isso deixa as pessoas confusas, pois nos acostumamos a ver celebridades como exemplo e que estão sempre impecáveis quando se trata de aparência. Mas, continuemos a falar do Instagram dela.

Lenda que ajuda os outros sem cobrar por isso

Recentemente, Britney compartilhou o vídeo de um ovo de páscoa feito por uma confeitaria brasileira e até marcou o perfil nas redes. Isso gerou um burburinho enorme e a confeitaria, claro, ficou mega realizada com o acontecimento, tanto que mudou o nome do produto para ‘Ovo Britney’. Não é todo dia que uma celebridade com mais de 40 milhões de seguidores engaja um produto gratuitamente, né? 

Britney compartilhou em seu Instagram o vídeo de uma confeitaria brasileira
Britney compartilhou em seu Instagram o vídeo de uma confeitaria brasileira

“Meu corpo, minhas regras”

Uma das maiores polêmicas de Britney no Instagram são as suas fotos de nudez. A cantora aparece totalmente sem roupa, escondendo suas partes íntimas com emojis. Muitos criticam essa liberdade, dizendo que ela está passando dos limites. No entanto, eu vejo de outra forma. Durante a tutela, Britney foi obrigada a utilizar um DIU para evitar que ficasse grávida, e rumores na época diziam que o pai da cantora a proibia de sair de casa sem sutiã. 

Você consegue imaginar como é não ter controle do seu corpo e do que você pode ou não vestir?  Por isso vejo essas publicações como um grito de liberdade, de ser dona do seu próprio corpo, de poder mostrar para o mundo e, inclusive para o seu pai, que “meu corpo, minhas regras”. Afinal, nudez nunca foi problema para Britney, visto que a maioria das suas performances é feita com figurinos compostos por top e mini shorts. Aliás, na The Onyx Hotel Tour, realizada em 2004, a cantora performou apenas de lingerie. 

Foto publicada no Instagram de Britney Spears

Britney é totalmente sem filtros

Se tem algo que admiro é Britney postar fotos e vídeos sem se preocupar em editar as suas fotos para se aproximar de um ideal de beleza proposto por muitos ou para deixar o seu feed mais bonito. A cantora publica diversas selfies apenas com o que a câmera capta, não utiliza filtros para melhorar a iluminação da foto ou para retirar imperfeições no rosto. Isso, inclusive, é motivo de comentários na internet sobre a aparência dela. Sinal de que ela está fazendo o que comentei ao longo do artigo, né? Fugir, totalmente, do que se espera de uma celebridade nas redes sociais.

Seu Instagram é uma forma de viver em um mundo ideal

Britney também usa as suas redes para publicar vídeos e imagens de como ela acredita que as coisas deveriam ser no mundo: com mais amor, respeito, empatia, humanidade, como, por exemplo, neste vídeo

A cantora faz das redes o seu mundo ideal e não um instrumento de trabalho. Ela utiliza o Instagram para contar para as pessoas a sua verdade, seja com tudo o que aconteceu na sua vida ou seja para mostrar como ela realmente é, o que sente e como gostaria que as coisas fossem. 

É isso que me surpreende nas suas redes sociais e me faz admirá-la ainda mais. Ela prefere utilizá-las para expressar a sua liberdade e levar para as pessoas, assim como para ela, um grito de esperança e de que tudo pode melhorar, basta esperar. 

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada