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Cultura de dados: o caminho para melhores decisões

Cultura de dados: o caminho para melhores decisões
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Desde sempre, nós, empresários, somos desafiados a promover uma cultura organizacional sadia em nossas empresas. Ao nosso ver, a cultura é a forma como a organização conduz seus negócios e como trata seus clientes e parceiros. E, nisso, envolve não só valores, mas práticas, políticas e comportamentos que são reflexo da cultura.

Isso é correto, mas não é suficiente. É comum, por exemplo, que as grandes corporações valorizem mais um aspecto da cultura organizacional que é crucial para o funcionamento delas: a produção de dados. Estas empresas entendem a importância de estabelecer metas, definir indicadores e mensurar resultados para garantir sustentabilidade.

Não quer dizer que as médias e pequenas empresas não tenham se atentado a isso. Existe um crescimento da cultura de dados nos negócios de todos os tamanhos, mas muito impulsionado pelo compartilhamento de processos dessas grandes empresas que são referência em gestão. Vamos ver como a cultura de dados pode ajudar o seu negócio a crescer e a qualificar o relacionamento com seus parceiros e clientes?

Afinal, o que é cultura de dados?

Por definição, cultura de dados é uma série de comportamentos e processos que são estimulados em uma empresa para priorizar a produção de dados e o seu uso com o objetivo de aprimorar a tomada de decisões.

A equação é simples. Produção + interpretação dos dados = melhores decisões. E quem não quer qualificar a tomada de decisão em um negócio, não é mesmo? Com certeza, decidir por uma contratação/demissão, alocação de recursos, investimento, etc., é um desafio constante na vida de um empresário.

O que caracteriza uma empresa com uma forte cultura de dados?

A busca constante por aprimorar os processos de colheita desses dados e as formas de interpretá-los. Uma empresa data-driven (orientada para os dados) está sempre revisando metas, acompanhando os indicadores e analisando os resultados.  Também é muito importante cuidar da segurança do armazenamento dessas informações. 

O que a cultura de dados pode trazer de positivo para minha empresa?

Tanta coisa! Vamos lá… a principal delas é a tomada de decisões. Eu diria que essa é a consequência guarda-chuva, e todas as outras vêm a partir dela. Algumas delas são:

– Maior competitividade a partir do entendimento da performance da empresa e do mercado;

– Otimização dos processos;

– Economia nos custos;

– Colaboradores mais bem informados e orientados e, por consequência, maior produtividade;

– Melhores serviços e produtos para os clientes.

Tem mais! Na verdade, tudo que diz respeito à gestão da empresa se beneficia com a implementação de uma cultura de dados forte. São informações sobre seu negócio, sua equipe, seus clientes. A partir delas, os cenários ficam mais claros e você pode decidir por ações que tornem a empresa mais competitiva, mais acolhedora, mais eficiente na gestão, e por aí vai. 

Quais as dicas para começar a implementar a cultura de dados?

A primeira dica é “não vá com muita sede ao pote”. Comece com poucas metas e indicadores, e se dedique a uma área por vez até que todo o negócio possa ser mensurado.

Depois de definir quais áreas demandam mais dados, planeje definindo metas, indicadores e ações. Uma boa dica é estudar sobre OKR (Objectives and Key Results). Veja esse TED Talks do John Doerr, autor do livro “Avalie o que importa”, uma obra-referência sobre a metodologia OKR e necessária para quem quer entender mais sobre cultura de dados. 

Falar sobre OKR daria um novo artigo (pra não dizer, vários outros) e trarei o tema mais para frente. Por enquanto, a minha intenção é plantar uma sementinha, iniciar uma conversa, provocar a primeira inquietação. Espero ter conseguido. 

Leia também: A Importância do Propósito para as Marcas

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada