Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Reuniões em excesso? Como elas podem influenciar na rotina

Reuniões em excesso? Como elas podem influenciar na rotina
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Com a necessidade de isolamento social, a rotina no trabalho precisou ser reinventada e, com isso, a forma de se “reunir” com as equipes. Além disso, o número de reuniões aumentou exponencialmente.

Mas, as reuniões em excesso começaram a partir da pandemia?

Uma pesquisa realizada com 300 empresas com faturamento acima de US$ 1 bilhão, pela Economist Intelligence Unit, mostra que um gerente gasta 21 horas em reuniões, de um total de 40 horas de trabalho semanal.

Outra pesquisa realizada pela Korn Ferry com 1.945 trabalhadores, antes da pandemia, mostra que 67% dos participantes sentem que reuniões em excesso prejudicam a eficácia do seu trabalho e 34% desperdiçaram até 5 horas por dia em reuniões sem sentido.

Com a pandemia, as reuniões aumentaram ainda mais:

✔️ O crescimento no uso do Google Meet ultrapassou 60% por dia em 2020.

✔️ O Microsoft Teams contabilizou um acréscimo de 44 milhões de usuários diários em todo o mundo.

✔️ O Skype registrou um aumento de 70% de usuários cadastrados, subindo de 10 milhões para 200 milhões de usuários, em 2020.

Impacto na saúde dos profissionais

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) entre agosto e outubro de 2021, mostra que 54% de psiquiatras perceberam em seus pacientes aumento nas queixas sobre o excesso de videoconferência e 68,6% aumentaram a prescrição de psicoterapia a pacientes que tiveram quadros de estresse e ansiedade.

Como minimizar os efeitos gerados pelas reuniões on-line?

✔️ Evite reuniões que poderiam ser uma ligação ou um email.
✔️ Determine um tempo limite. De preferência reuniões de, no máximo, 1h.
✔️ Faça intervalos entre reuniões. Nada de terminar uma reunião às 17h e iniciar outra em seguida.

Como minimizar os efeitos gerados pelas reuniões on-line?

✔️ Tenha insumos estratégicos para a reunião ser clara e objetiva.
✔️ Adapte a sua rotina já considerando as reuniões do dia.
✔️ Verifique se o dia e horário escolhido para a reunião é bom para todos os participantes.
✔️ Reuniões são importantes para conversar sobre projetos, para a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro das empresas.
✔️ Mas é preciso se atentar à produtividade e ao tempo dos colaboradores da empresa.

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