Como foi o seu dia ontem? Bem, se você mora no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e França, certamente ele foi diferente por causa da queda de alguns dos principais aplicativos do seu celular: o Whatsapp, o Instagram e o Facebook, todos pertencentes ao grupo Facebook.
A queda nos serviços ocorreu por volta das 12h30 (horário de Brasília), e durou até 07 horas depois. Bastante tempo para a gente pensar: e como era que a gente trabalhava, se divertia e se conectava com familiares e amigos antes deles?
Não, essa não é uma reflexão saudosista sobre os tempos antes da internet. Mas uma provocação, especialmente para quem trabalha – assim como nós, do Conversa – conectados o tempo inteiro. Algumas das redes sociais que a gente gerencia estão fora do ar. Nosso principal canal de contato com os clientes também. O que fazer?
Interessante observar que o meme ficou mais atualizado do que nunca: “e fora dos stories, como você está?” Por aqui, relatos de desespero, angústia e ansiedade. Em tom de piada, até, mas ainda assim reveladores do quão dependentes podemos estar de alguns canais e do quanto precisamos nos preparar, enquanto profissionais, para manter a comunicação fluida mesmo em situações assim.
Dá só uma olhada nesses prints:
Consequência imediata da queda: outros canais voltaram a ser intensamente utilizados e até o Telegram sofreu instabilidade por conta do alto número de pessoas que migraram para ele.
O cliente com o qual mais tenho contato, por exemplo, passou o dia falando comigo pelo Hangouts. O e-mail e até o SMS bombaram no celular da minha sócia Kadydja.Segundo ela, um possível cliente mandou mensagem desmarcando uma reunião e, por e-mail, ela enviou mensagens que normalmente mandaria por WhatsApp e o tempo de resposta foi bem curto.
Felizmente, estávamos preparados para essa eventualidade mesmo sem saber. Quando tomamos a decisão de usar determinadas ferramentas de comunicação e organização do trabalho como o Slack (comunicação instantânea) e o Trello (gestão de tarefas), pretendíamos prioritariamente organizar o modo como trabalhamos, especialmente com as equipes totalmente distribuídas a partir da pandemia).
Hoje, ficou evidente uma outra vantagem de não concentrar tudo num só lugar: nós conseguimos nos comunicar e trabalhar apesar de o WhatsApp ter caído, como vira e mexe acontece. O que faríamos se não houvesse outros canais para trabalhar? Atrasaríamos entregas? Resolveríamos tudo por telefone? Quantos contratempos!
Há quem feche negócios no Instagram – eu mesmo estava no meio de uma negociação com um artista para pintura de uma parede aqui em casa quando o Instagram caiu. Conversa interrompida na metade e, por isso, talvez o acordo que pensamos em fazer para ele vir aqui amanhã não possa ser mantido.
Seja lá qual for o seu caso, o recado aqui é simples: não permita que sua comunicação fique restrita a um único lugar. Estude outras alternativas (há muitas excelentes e gratuitas) e garanta a continuidade do seu dia sem tanto estresse.
Você pode conhecer outras ferramentas de comunicação entre equipes remotas clicando aqui e aqui. Escolha a que melhor se adaptar à sua necessidade e bolso (quase sempre a versão gratuita é um ótimo começo) e bom trabalho!
Outras quedas importantes de serviços este ano (texto publicado pelo EL PAÍS):
Em 22 de julho, uma queda nos serviços da empresa norte-americana de serviços na nuvem Akamai provocou interrupções nos sites de firmas como AirBNB, plataformas de games como Playstation Network e Steam, companhias aéreas como Delta Air Lines, redes de distribuição como Costco Wholesale, serviços financeiros como American Express, bancos como BBVA e meios de comunicação como o EL PAÍS, entre outros.
Ainda mais grave foi a falha global na rede de distribuição de conteúdo Fastly, que em 8 de julho deixou milhares de sites do mundo inteiro fora do ar. Empresas como Amazon, EL PAÍS, The New York Times, Twitch, Financial Times e Reddit tiveram problemas e, em alguns casos, permaneceram inacessíveis para os usuários durante quase uma hora. No dia seguinte, a Fastly explicou que a ação inocente de um cliente ativou um erro de software que permanecia oculto e provocou a queda global.
Esses incidentes, incluindo a interrupção dos serviços do Google em dezembro passado, evidenciaram a vulnerabilidade das conexões digitais e a debilidade do sistema que sustenta o funcionamento da rede, num momento em que as empresas e os usuários dependem mais do que nunca deles para o teletrabalho.
Nosso cliente, Rodrigo Calado, escreveu um artigo onde explica o que pode ter levado os aplicativos a ficarem fora do ar.
Descubra: 8 curiosidades que você não sabia sobre o Instagram
Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada