Você reparou na funcionalidade ”Guia”, agora liberada para todos os usuários do Instagram? Ela é a mais recente novidade do aplicativo e tem como objetivo central aumentar o poder de influência do usuário a partir de três tipos de recomendação: locais, produtos e publicações.
O recurso pode ser compartilhado via Stories ou Direct e, no caso dos produtos, as recomendações dos usuários terão destaque no Instagram Shop. A chegada do “Guia” faz parte da estratégia de aumentar a venda e compra de produtos via rede social, com um diferencial: ela ajuda os usuários a conhecer novos criadores e se engajar com seu conteúdo.
Como usar
No novo layout do Insta, o símbolo de + ao lado do menu escondido é usado para abrir todas as possibilidades de inserção de conteúdo. Ao clicar nele, agora aparece a opção “Guia”. Nela, você pode criar recomendações de locais, produtos e publicações.
Local
Ao escolher um local, por exemplo, você pode selecionar até cinco postagens em que ele foi marcado para referenciar sua indicação, inserir uma imagem de capa e um título para seu guia e, em seguida, clicar em avançar. As indicações vão se acumulando na parte de baixo, com as postagens que você selecionou dispostas em carrossel.
Para adicionar mais locais, basta ir ao rodapé do Guia e clicar em “+ Adicionar local”.
Produtos
A busca pode ser feita em qualquer perfil que tenha produtos cadastrados. Ao selecionar um produto, ele permite que você escolha que foto entre as existentes no próprio produto quer exibir como principal. Você pode salvar diversos produtos (eu salvei seis e o Insta permitiu continuar salvando, então não sei se há um limite).
Publicações
No caso das publicações, a sua curadoria pode incluir aquelas do seu próprio perfil ou feitas por outros, mas salvas por você com o recurso “Salvar”, aquele da bandeirinha.
Uso ou ignoro?
Use! A partir da primeira curadoria feita, a aba Guia é criada dentro do seu perfil e passa a integrar os ícones abaixo dos Stories em destaque.
Apesar de ainda não ter ganhado tanta evidência quanto o “Reels”, o recurso é útil para mostrar aos seus seguidores (seja você uma pessoa ou uma marca) o que você considera relevante nas três categorias (locais, produtos e publicações), ajudando a criar identidade com seu público e, sobretudo, a vender, como parece ser a intenção central do Instagram.
Além disso, como a gente bem sabe, é o uso que determina o poder de um recurso em qualquer rede social. 😉
Saiba mais: 8 curiosidades do Instagram que você não sabia
Descubra: Como fazer sua live bombar?
Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada