Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Ser consistente é mais importante do que postar o tempo todo no Instagram

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Todo dia alguém diz uma coisa diferente sobre como produzir conteúdo para o Instagram e os “segredos” do algoritmo, certo? Há quem diga que é preciso postar todo dia e fazer stories a cada X horas, afinal, quem não é visto não é lembrado.

Na contramão desse pensamento, há movimentos como o #ainternetqueagentequer, que joga luz sobre a necessidade de priorizar a saúde mental das pessoas no processo criativo e busca orientar a produção de conteúdo de forma saudável, sem adoecimento mental.

Claro, todo mundo quer extrair os melhores resultados. Mas, aqui no Conversa, a gente acredita que é possível fazer isso sem acreditar em fórmulas únicas, que valem para todos indiscriminadamente. Aqui, a gente valoriza as tentativas, o acúmulo de conhecimento a partir dos erros e acertos… traduzindo em miúdos: a CONSTÂNCIA.

“Mas, Rodrigo, ser constante não é fazer o tempo todo?” Não! Ser constante é fazer sempre. Dá para notar a diferença? Para ser constante, eu não preciso produzir conteúdo novo o tempo todo. Mas eu preciso produzi-lo sempre. Na prática, você precisa encontrar o seu ritmo de produção e adequá-lo às “regras” da rede, para evitar a fadiga e a ansiedade que atingem tantos produtores de conteúdo por aí.

O que parece mais sustentável: postar uma vez por semana durante 50 semanas ou postar todos os dias durante 50 dias? De que forma você acredita que aprende mais? Fazendo muito volume em um espaço mais curto de tempo ou intercalando o volume em um espaço de tempo maior?

Não, não existe um ideal perfeito. Mas, considerando o chamado “efeito cumulativo da constância”, fica claro que as coisas mais sustentáveis no médio e no longo prazos são aquelas que não nos exigem disposição máxima o tempo inteiro, certo? Se você gostar da jornada, conseguirá desfrutar dela e aprender com ela.

É a consistência ao longo do tempo que nos torna melhores em qualquer coisa. 

Você pode estudar inglês todos os dias, intensivamente, mas vai levar um tempo até armazenar e processar o que está estudando. Será preciso tentar, acertar, errar, persistir e ser consistente até naturalizar a comunicação em outro idioma e se tornar fluente nele. 

Não será diferente com a produção de conteúdo para redes sociais. Levará um tempo até que você se sinta mais confortável e seguro para isso. Será preciso testar, errar, acertar, insistir e persistir ao longo de um período para conhecer o que funciona para a sua rede, o que o seu público mais gosta de consumir e como ele gosta de consumir. E esse conhecimento não será eterno. As pessoas mudam e você precisará mudar. E está tudo bem.

O que fazer, então?

> Defina uma frequência de publicações que funcione para você, uma meta que você consiga cumprir.

> Produza conteúdo de forma constante ao longo do tempo de acordo com a meta que você estabeleceu.

> Analise o que você fez, estude os resultados, extraia aprendizados e os aplique nos seus próximos conteúdos.

> Observe o efeito cumulativo de ser constante, reveja rotas se achar necessário e continue

O Instagram é uma empresa movida a produção de conteúdo. O volume desenfreado interessa muito mais a ele do que a você. Saber disso não nos libera de ter que jogar o jogo da rede, mas nos ajuda a lidar com ela de forma mais saudável e, sobretudo, sustentável.

Dica: o Insta começou a soltar alguns artigos. O primeiro deles fala sobre os mistérios do algoritmo. Muita coisa a gente já sabia ou imaginava, mas há algumas informações legais lá. Vale a leitura. Se você não domina o inglês, pode traduzir com o Google mesmo que dá para entender bem. 

Leia também: Como estimular o crescimento e o engajamento no seu perfil do Instagram?

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada