No universo da comunicação e dos negócios, saber o que vem a seguir faz toda a diferença. Eu diria que é praticamente indispensável olhar lááá pra frente para fazer, agora, as mudanças e ajustes de rota necessários para se manter (bem) no mercado.
Seja por curiosidade pessoal ou porque você precisa entender para onde estamos caminhando em nossas práticas de consumo e vida, vou deixar aqui uma dica rápida e simples do hábito que você precisa incorporar: devore todos os reports de tendências produzidos por agências, marcas, grupos de comunicação e o que mais você encontrar por aí.
Para este post, selecionei 5 que vi recentemente e gostei muito.
1. The Future 100 (Wunderman Thompson Intelligence)
É um dos relatórios mais completos e mais esperados do ano. Ele vem em inglês e traz, em suas mais de 220 páginas, uma avaliação do que vai ser tendência e do que vai mudar em 10 áreas centrais: cultura, tecnologia e inovação, viagem e hospitalidade, marcas e marketing, comida e bebida, beleza, varejo e comércio, luxo, saúde e trabalho.
2. Connecting the dots (GWI)
Este relatório em inglês é produzido pela GWI, especializada no estudo de consumo on-line em 47 países. Ele apresenta tendências abrangentes de consumo, com foco no comportamento do consumidor. Está disponível on-line (é possível baixar os charts com dados e assistir aos vídeos) e aponta 6 tendências com explicações detalhadas: a busca pelo propósito, beleza inclusiva, economia da atenção, autocuradoria on-line, a nova onda do bem-estar e o futuro das criptomoedas.
3. Guia de tendências de comunicação, consumo negócios e sociedade (Grupo FSB)
Produzido pelo Grupo FSB, o relatório se expandiu e não é mais focado apenas em comunicação, como eles fizeram questão de frisar no título. O documento analisa de forma bastante objetiva 11 áreas, passando (CLARO!) pelo Metaverso e outros assuntos como comunidades conectadas, comércio de influência, a ascensão do áudio e outros.
4. The Instagram Trend Report 2022
Uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, o Instagram também produz o seu próprio relatório de tendências. Neste ano, eles entrevistaram 1200 usuários semanais da rede entre 13 e 24 anos nos Estados Unidos para falar sobre moda e beleza, compras, música e dança, celebridades e criadores de conteúdo, carreira e educação, comida, bem-estar, jogos, memes e justiça social. A leitura é rápida e pode trazer alguns bons insights.
5. Whats next? 22 emerging technologies to watch in 2022 (The Economist)
Deixei este aqui por último porque para acessá-lo você precisará assinar o The Economist. Não que seja um mau negócio, já que eles são curadores de conteúdo excepcionais e sempre publicam matérias com listas de coisas muito interessantes e úteis que precisamos saber não apenas sobre tecnologia, mas sobre geo-política, artes e muito mais. Neste relatório, especificamente, eles mostram como as coisas que vão emergir de forma abrupta são, na verdade, resultado de pesquisas longas.
BÔNUS
O site trendwatching.com produz um relatório pago para membros, chamado TrendWatching Premium, mas também oferece algo além de todos listados acima: updates diários sobre tendências e inovações nas mais diversas áreas.
A plataforma está no mercado há 20 anos prestando serviços de inteligência de dados, realizando treinamentos, eventos e mais nessa área. Assinar a newslettter semanal gratuita deles vale muito a pena.
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Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada