Na vida como social media, a gente aprende que, assim como as redes sociais não revelam exatamente como funcionam os algoritmos e fazem com que a gente viva em constante modo beta, também é possível acumular aprendizados e extrair boas práticas gerais que tendem a funcionar bem.
O que eu pretendo com esse texto é fazer exatamente isso, dando créditos a @heyeses, perfil que sigo e que me ajuda a entender melhor como funcionam os números do Instagram, a rede com a qual mais trabalho e aquela que, sem dúvidas, mais investe em inovação.
Assisti a algumas lives que ele realizou, inclusive com grandes nomes das redes sociais, como o Thiago Nigro e o Joel Jota. Alguns aprendizados foram extraídos delas e outros, do próprio perfil.
ENGAJAMENTO
Ocorre de 6 formas e tem importância de acordo com esta ordem:
1. Trocar mensagens no direct.
2. Tempo gasto na visualização do conteúdo.
3. Salvar post.
4. Compartilhar post.
5. Comentar post.
6. Curtir post.
Ou seja, tem mais valor o que não se vê. O resto é vaidade.
Saiba mais sobre engajamento e aprenda a calcular o seu AQUI.
CONTEÚDO
1. Postar diariamente aumenta suas chances de mais pessoas verem seu post.
2. Ter uma estratégia ajuda a pensar em longo prazo e te salva em momentos de menor criatividade ou exposição.
3. O conteúdo que mais importa é aquele que ajuda alguém a gerar valor para o que ela faz.
4. Fazer o que todo mundo está fazendo até pode ajudar no curto prazo, mas nada substitui a autenticidade no longo prazo.
5. Postar para ganhar like ou seguidores não ajuda o engajamento. O que faz isso é postar conteúdos que interessem à sua base.
6. O item anterior é o que fará com que seus seguidores divulguem seu trabalho e, consequentemente, poderá aumentar o seu crescimento orgânico.
COMPARTILHAMENTO
1. O impacto de um post gera compartilhamento. Mas no longo prazo, ele depende da consistência.
2. Ao expor sua fragilidade, você gera identificação e qualifica a conexão com seu público.
3. Siga pessoas que sejam realmente relevantes para você, que sejam inspiradoras e te ajudem a criar conexões para construir seu conteúdo.
4. Uma publicação com mensagem relevante e design simples tende a impactar mais do que uma com conteúdo menos relevante e design incrível.
AUTORIDADE
1. Você precisa demonstrar conhecimento na sua área, ter opinião e compartilhar seus valores e resultados.
2. Criar sua própria metodologia distingue você de outros criadores e ajuda a formar uma comunidade em torno do seu conteúdo.
3. Mostrar os bastidores do que você faz, sua vulnerabilidade e as pequenas vitórias do dia a dia são atitudes que aumentam a profundidade da conexão com seu público.
4. Conte quem você é em um destaque do seu perfil.
5. Use as caixas de pergunta para colher informações sobre o conteúdo que seu público deseja.
6. Vez ou outra, reposte publicações de quem valida seu conteúdo, para gerar prova social.
Você tem mais alguma dica? Compartilhe nos comentários e vamos trocar ideias!
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Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada