Já podemos chamar este momento de pós-pandemia? Ainda que estejamos longe de vivermos um mundo livre da Covid-19, estamos começando a ingressar em uma nova normalidade que aponta alguns desafios para os líderes de empresas.
Um estudo publicado pela Universidade de Harvard na revista Science revelou que o cenário provável é de alternância em uma sequência intermitente de isolamento social até o ano de 2022, momento em que toda população, ou a maior parte dela, esteja vacinada.
“Um olhar para o futuro”, um estudo da consultoria Olivia, destacou que 60% dos entrevistados acreditam que seus líderes organizacionais estão preparados para a volta à nova normalidade. No entanto, 57% não têm uma visão clara do que seria isso.
Diante da realidade imposta, algumas competências serão decisivas para as lideranças no momento pós-pandemia. Este artigo traz alguns desafios neste sentido.
1. Foque em gente
O líder precisa ouvir para entender, bem como enxergar o todo, mas considerar o individual. Após quase um ano de isolamento e de incertezas, os colaboradores encaram o momento de formas diferentes. Alguns expressam suas emoções abertamente e outros podem preferir lidar com suas lutas internas e encará-las como fraquezas que não devem ser demonstradas aos líderes.
Promova ações que criem um ambiente de acolhimento (confiança, compreensão e comunicação sincera) para que as pessoas possam ser elas mesmas. Estas ações devem ser feitas em grupo, mas também individualmente.
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2. Soft skills como elementos fundamentais para colaboradores e líderes
No estudo da consultoria Olivia, 85% das empresas manifestaram que a cultura organizacional será impactada e 66% não souberam dizer quais serão as mudanças de comportamento que terão seus colaboradores.
O novo líder precisa valorizar, cada vez mais, as habilidades interpessoais (soft skills) dos colaboradores e trabalhar as suas próprias, como o autoconhecimento, adaptabilidade, ambiguidade e atitude. O estudo aponta ainda três habilidades mais essenciais para o novo normal: resiliência (56%), criatividade (67%) e gestão da mudança (20%).
3. Tomada de decisões precisa ser mais ágil
Uma pesquisa do PageGroup, realizada em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, aponta que dois a cada três líderes estão agilizando os processos de tomada de decisões no atual cenário.
Neste sentido, os líderes do C-Level precisam incorporar à gestão processos que evoluam com mais rapidez. E isso passa por adotar instrumentos tecnológicos de forma mais rápida, a fim de facilitar a comunicação com a equipe, os fornecedores e os clientes.
É importante que as tomadas de decisão sejam mais descentralizadas e que os líderes estejam mais receptivos a novas ideias e a inovações nos processos. É importante que não se deva esperar muito para inovar neste cenário em constante mudança. E inovação não precisa ser sempre disruptiva. Uma pequena mudança no dia a dia da empresa já pode ser vista como inovação e ajuda a melhorar a produtividade e a entrega para os clientes.
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4. Atualize sempre as metas e estratégias
Um dos maiores desafios do líder é manter a produtividade no momento em que seus funcionários estão trabalhando de casa e lidando com essa montanha-russa de emoções. Tudo muda o tempo todo e uma forma de inovar na empresa é sempre estar atento à revisão de metas e estratégias.
O pós-pandemia não deve ser diferente do que vivemos em 2020. A cada novo cenário, um novo plano deve ser traçado. Com as mudanças de prioridades, as metas precisam ser ajustadas com foco na cultura organizacional e com um olho no mercado e no cliente, que acabam ditando as regras do negócio.
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Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada